9 dicas de SEO para otimizar seu site

9 dicas de SEO para otimizar seu site

Provavelmente você deseja que o site da sua empresa apareça na primeira página do Google, certo? No entanto, para isso, é necessário saber as 9 dicas de SEO para otimizar seu site.

É um longo trabalho, mas você sabe exatamente o que significa SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para os mecanismos de pesquisa no segmento de marketing digi, e basicamente se refere ao ranqueamento natural.

Seu principal objetivo é levar tráfego de qualidade gratuitamente para o seu site, o que vai permitir que você se torne mais visível e atrair um grande número de prospects, e melhor, sem gastar dinheiro, afinal, tempo é dinheiro.

Dessa forma, um site com técnicas de SEO, é um site otimizado!

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos aqui as melhores dicas para que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa. Chegou o momento de colocar tudo em prática!

O que é SEO?

Antes de te passar as 9 dicas de SEO para otimizar seu site, vale a pena entender um pouco mais sobre o que é SEO.

Por definição, SEO é a arte de posicionar seu site nos primeiros resultados de um mecanismo de pesquisa e tudo isso de forma natural, ou seja, sem pagar anúncios.

O SEO é essencial para mostrar ao Google que seu conteúdo é pertinente aos internautas e que seu site é de qualidade.

Diversos fatores são considerados quando se trata de tráfego orgânico. Além do conteúdo textual e visual, existem outros fatores, como a autoridade de domínio, os backlinks e a estrutura do site.

E agora? Como colocar tudo isso em prática?

9 dicas de SEO para otimizar seu site

Você já pensou nas palavras-chave da sua página, do título e subtítulos? Como escrever um texto para o seu site? Os seus clientes te encontram facilmente? E quais as palavras que eles digitam no Google para encontrá-lo?

Essas são apenas algumas perguntas que você deve se fazer, mas vai encontrar as respostas nessas 9 dicas de SEO para otimizar seu site:

9 dicas de SEO para otimizar seu site
9 dicas de SEO para otimizar seu site

1.Escolha de palavras-chave

Antes mesmo de criar seu site, é importante pesquisar sobre as palavras-chave pertinentes ao seu setor de atividade, seus produtos e/ou serviços e conferir a intenção de busca do seu nicho.

Quais são as qualidades de uma boa palavra-chave?

Deve ser precisa, específica, contextualizada, muito procurada e que converte.

Vamos supor que você seja um dentista e queira promover o clareamento dental. Sua palavra-chave principal poderia ser “clareamento dental Goiânia”.

Essa palavra-chave é precisa graças à sua localização e permitirá orientar rapidamente o internauta sobre o que ele pesquisa.

A dica aqui é descobrir as expressões que os internautas utilizam nos mecanismos de pesquisa para encontrar seus concorrentes.

2.Otimizar os títulos e subtítulos

Um título atrativo aumenta sua chance de chamar a atenção dos seus leitores, e deve dar uma noção do que se trata seu artigo e conter as palavras-chave.

Isso é crucial para o posicionamento do seu site.

Com um duplo impacto, seja sobre a taxa de cliques e sobre a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, dedique um tempo para criar os títulos e subtítulos das suas páginas.

3.Um conteúdo estruturado

É necessário “jogar” com os títulos H1, H2, H3…variando as palavras-chave.

Isso permite estruturar a página e obter um melhor posicionamento, mas o H1 deve ser bem trabalhado porque será o mais visível no Google.

Ou seja, é o H1 que leva os internautas a clicarem na sua página.

4.Imagens otimizadas

Entre as 9 dicas de SEO para otimizar seu site, está a questão das imagens.

Para otimizar uma imagem, alguns elementos são indispensáveis:

  1. Uma imagem ou um visual de boa qualidade, adaptado ao conteúdo e com uma boa resolução;
  2. Uma imagem livre de direitos, ou seja, que você seja dono ou comprou para usar;
  3. Seu formato. Embora o formato perfeito para web seja o .WEPB, você pode utilizar o .JPEG;
  4. Preste atenção ao peso das imagens, para não comprometer o carregamento da sua página;
  5. O ideal é que a imagem venha acompanhada de um nome ou legenda.

5.Links internos e externos

Os links internos são aqueles que ligam uma página à outra dentro do seu site, o que ajuda a otimizar a navegação do site, mas também tem um papel essencial no seu posicionamento.

Mais importante que os links internos são os links externos, que tem a função de gerar backlinks, que são links de outros sites apontando para o seu.

Saiba que é um dos principais critérios avaliados pelo Google no momento de posicionar um site nos seus resultados de pesquisa.

O link building é um segmento do marketing digital e dos principais serviços realizados pela QMix.

6.Um conteúdo de qualidade

A qualidade do conteúdo do seu site é fundamental. Seu site deve ser informativo (para apresentar as coisas aos seus visitantes), criativo (der dar a vontade de ler) e único (para te diferenciar dos seus concorrentes).

Tenha em mente apenas que quanto mais rico for o seu conteúdo, mais serão as palavras-chave sobre as quais você pode se posicionar.

É melhor privilegiar um site com 5 páginas bem completas do que um site com 10 páginas pequenas.

Além disso, ter um blog é ótimo para o seu SEO, porque novos conteúdos são publicados com novas palavras-chave.

Tenha cuidado com conteúdos duplicados. Isso faz parte das boas práticas de SEO do Google.

7.Meta Descrição bem redigida

É essencial criar uma meta descrição para cada uma de suas páginas.

Lembrando que a meta descrição é uma das primeiras coisas que o internauta vai ver, porque ela aparece embaixo do título nos resultados de pesquisa.

Ela deve ter no máximo 240 palavras, descrever sua atividade e conter as palavras-chave sobre as quais você deseja ranquear.

8.Um site responsivo

Um site que não é responsivo (que não consegue ser acessado ou lido por meio de um smartphone ou tablet) terá uma classificação ruim pelo Google, logo, menos visível.

Além dos problemas de posicionamento, é necessário que seu site seja agradável de ler no dispositivo móvel, que por sinal, é por onde as pessoas mais acessam hoje em dia.

Para saber se seu site é bem otimizado para todos esses aparelhos, o Google desenvolveu uma ferramenta: teste de otimização móvel, que é gratuito e fácil.

Por fim, é indispensável que o carregamento do site seja rápido, caso contrário, a experiência do usuário no site é ruim e as pessoas desistem e vão procurar o que precisam nos seus concorrentes.

9.Utilizar sinônimos e expressões relacionadas

Para finalizar as 9 dicas de SEO para otimizar seu site, e mesmo que isso pareça banal, saiba que incluir variantes das palavras-chave ajuda os motores de busca compreender o assunto da sua página, o que conta pontos a seu favor.

Além disso, no momento de escrever, pode se tornar um tanto complicado escrever a mesma palavra-chave em uma página.

A dica aqui é utilizar sinônimos ou outras expressões relacionadas. Isso vai dar ritmo ao seu texto e evitar sobrecarregar seus conteúdos com a mesma palavra-chave, algo que o Google também não aprecia muito.

Conclusão

Agora que você já aprendeu 9 dicas de SEO para otimizar seu site, apenas lembre-se que os algoritmos do Google estão em constante evolução e mudam suas regras quanto ao tráfego orgânico.

Por isso, é importante estar sempre se atualizando e procurar saber todas as mudanças.

O mais importante aqui é que com uma boa estratégia de SEO, seu site será atual e bem posicionado nos mecanismos de pesquisa.

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Agência de SEO QMIX Digital
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A QMIX Digital é uma agência de marketing digital com foco em SEO. Nossa metodologia de trabalho consiste na busca por resultados que convertam em lucros aos nossos clientes. Nosso principal alvo é colocar sites na primeira página do Google.

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