height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=916374959502345&ev=PageView&noscript=1" /

Backlink tóxico: como identificar?

Backlink tóxico

Com certeza você já deve ter ouvido falar o quão importante é atrair backlink para o seu site, haja vista que essa é uma forma de melhorar o ranking de SEO nas SERPs. E, de fato, não há como negar isso. 

Entretanto, é importante ficar atento a respeito do backlink tóxico, uma vez que ele pode fazer com que o seu site sofra algumas punições.

Isso quer dizer que nem todos os links são bons, haja vista que eles podem facilitar o caminho para sofrer alguma penalidade e sofrer restrições do Google.

Diversas são as pesquisas que indicam que profissionais iniciantes se concentram em conseguir backlinks, a fim de melhorar a performance em uma determinada palavra-chave.

No entanto, é importante tomar cuidado ao comprar backlinks, até mesmo para evitar links tóxicos. Mas quais são as possíveis consequências negativas? Tudo isso e muito mais iremos falar no decorrer deste artigo.

O que é backlink tóxico?

O que é backlink tóxico
O que é backlink tóxico

Em suma, o backlink tóxico nada mais é do que aqueles links de baixa qualidade, os quais são capazes de afetar de maneira negativa todos os resultados orgânicos de um site.

A partir do momento que o Google considera que um determinado backlink está tentando manipular o ranqueamento da página, o algoritmo pode interpretar que há uma violação das diretrizes para webmasters.

Como caracterizar o backlink tóxico?

Você já entendeu que são backlinks ruins, mas o que exatamente isso quer dizer? Como os links tóxicos se caracterizam?

Em suma, nada mais é que um link que não é natural, onde não existe um controle editorial ou são feitos apenas para obter posições na SERP.

O mecanismo de busca vem se refinando cada vez mais e, por isso, é capaz de identificar com facilidade o backlink tóxico.

No geral, todos os backlinks tóxicos:

  • Indica página que o Google não indexou;
  • leva o usuário para página que só existe para poder produzir links externos e internos;
  • Leva a conteúdos com com tópicos fora do contexto;
  • Repete, de forma massiva, o mesmo texto âncora para uma só página;
  • São feitos em locais fora do contexto, como em comentários de uma página;
  • Redireciona para páginas que não existem mais.

Por isso, ao comprar backlinks, é necessário ficar atento à empresa que irá fazer esse trabalho, para que o seu site não se prejudique.

Sempre que o Google identifica um backlink, o site poderá sofrer punições no que tange a autoridade, busca orgânica e ranqueamento na SERP.

Como os backlinks tóxicos podem prejudicar a performance de um site?

Quem trabalha com marketing digital precisa ficar sempre atento às diversas atualizações que o Google passa. Mesmo porque o algoritmo passa por frequentes mudanças.

Tais atualizações tem o intuito de refinar cada vez mais a sua inteligência artificial, tornando mais fácil identificar um backlink tóxico.

Inclusive, desde o ano de 2012, com a atualização core update do Google chamada de “Penguin”, todos os conteúdos que eram de baixa qualidade e que usavam esquemas de link building sofreram punições.

Antes dessa atualização, diversos sites conseguiam alcançar posições de destaque apenas usando links repetitivos ou quebrados.

Mas, atualização após atualização, o algoritmo do Google visa identificar e punir sites que ainda se utilizam dessas estratégias.

Dentre as principais consequências negativas, podemos citar as seguintes:

Penalidade para o site

Ao notar que um site não tem links naturais, o Google pode dar uma penalidade manual ou automática.

No primeiro caso, através do Google Search Console, o proprietário do site recebe um alerta, explicando todas as razões para tal penalidade.

Na penalidade manual, quer dizer que o Google avaliou o seu site e notou a presença desse tipo de problema.

Se porventura um site tiver uma ação manual, ela passa a não ser mais exibida nos resultados do Google, seja parcialmente ou total.

Isso quer dizer que não será mais possível encontrar a página individual com o backlink tóxico ou mesmo o site como um todo através do mecanismo de busca.

Já no caso da penalização automática, é quando o Google aplica consequências sem qualquer tipo de explicação.

De qualquer forma, é necessário evitar qualquer uma dessas duas, até para não ficar na lista de rejeição e sofrer prejuízos com visibilidade na SERP.

Redução de tráfego orgânico

Os backlinks tóxicos que apontam para o seu site podem lhe prejudicar a ponto de haver um declínio abrupto no tráfego orgânico do site.

Inclusive, essa é uma das importâncias de sempre conferir as métricas do site ou blog por meio das ferramentas adequadas, como o Google Analytics.

Queda no ranqueamento

Outro motivo para rejeitar os backlinks de má qualidade é para evitar queda no ranqueamento, ou seja, quando as páginas perdem posições no Google.

Como identificar backlinks tóxicos?

Você pode usar algumas ferramentas para lhe ajudar a identificar backlinks tóxicos, o que é ainda mais vantajoso para quando o seu site tem muitos links.

Tanto o SEMrush quanto o Google possuem ótimas ferramentas para lhe ajudar a identificar backlinks tóxicos.

Sendo assim, acaba que fazer essa análise se torna um processo obrigatório dentro da auditoria de SEO para quem trabalha como estrategista de conteúdo ou até para agências de marketing digital.

É vital fazer essa auditoria porque é um tipo de processo que visa identificar os pontos fracos e corrigir todos eles.

Dessa forma, torna-se possível melhorar a performance de todas as páginas de um site, tanto em relação ao ranqueamento quanto tráfego orgânico.

Dito isso, abaixo iremos mostrar algumas formas de como identificar se o seu site é vítima de algum backlink tóxico.

Backlink Audit (SEMrush)

SEMRush Backlink Audit Tool (Toxic Backlinks To Disavow/Remove)

Trata-se de uma ótima ferramenta da SEMrush, a qual oferece um leque de funcionalidades que é bem interessante.

Ainda que tenha uma versão paga que é bem completa, é possível fazer uso do período gratuito por um certo tempo.

Através dessa ferramenta, é muito mais fácil avaliar todos os links do domínio em questão, o que ajuda a identificar backlinks tóxicos que você possa ter recebido de outro site.

Fora isso, é possível fazer uma análise dos textos âncoras e ainda identificar os seus backlinks e dos seus competidores.

Check my links

Outra ferramenta em que o intuito é integrar as estratégias de link building de forma efetiva, a qual é totalmente gratuita.

Por mais que não seja tão avançada, a verdade é que ajuda a encontrar links quebrados de uma forma muito mais simples e rápida.

Mesmo porque essa ferramenta permite emitir um relatório com os links que não funcionam, os quais podem afetar a sua performance no Google.

Tendo esse relatório, basta utilizar alguma ferramenta de rejeição para retirar qualquer backlink tóxico que aponte para seu site.

Google Search Console

Uma das ferramentas mais conhecidas, disponível de forma totalmente gratuita para todos os administradores de sites.

Através do Google Search Console, é possível ter noção de praticamente tudo o que é necessário para manter a boa gestão dos seus sites.

A ferramenta ainda permite fazer análise dos backlinks que você recebeu, filtrando por qualidade, por exemplo.

O único problema é a necessidade de ter que fazer todo esse filtro de maneira manual. Então, para os domínios que recebem muito backlink, torna-se algo bem cansativo.

Como se livrar de backlinks tóxicos?

Ferramenta disavow backlink tóxico Google
Ferramenta disavow backlink tóxico Google

A forma mais fácil de livrar o seu site de backlink tóxico é através do recurso disallow, do próprio Google Search Console.

Trata-se de algo que deve ser feito com certa frequência, para manter os seus sites com uma boa performance sempre.

Esse recurso vai permitir com que você se livre de possíveis punições do Google devido algum backlink tóxico.

O disallow é uma maneira de indicar ao Google que o seu site não tem qualquer ligação com a situação, haja vista que qualquer pessoa pode fazer o backlink.

Saiba mais sobre backlinks

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX

Editorial QMIX

Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.