

Com certeza você já deve ter ouvido falar que os backlinks são essenciais para melhorar a performance do seu site, certo?
Inclusive, essa é uma das principais estratégias de SEO, a qual deve estar presente em todos os projetos que você deseja obter maior reconhecimento.
Afinal de contas, os backlinks oferecem maior autoridade de domínio, fazendo com que uma página consiga mais acessos e, por consequência, obtenha melhores resultados.
No entanto, como essa é uma estratégia que ainda causa certas dúvidas, no artigo de hoje iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito dos backlinks. Sem mais delonga, vamos ao que importa!
O que são backlinks?

De forma bem simples, backlink é quando um site linka para algum outro. Ou seja, é quando você está em determinada página, lendo algum conteúdo, e nota que o conteúdo em questão aponta para outras páginas.
Trata-se de uma excelente estratégia de link building, uma vez que os motores de busca, como o Google, analisam o número e a qualidade de backlinks para estabelecer o rankeamento de páginas.
Sendo assim, conseguir backlinks de qualidade é uma estratégia que deve estar presente no SEO de todos os sites, já que é uma forma de performar melhor.
A verdade é que, nos dias de hoje, é quase que impossível rankear no topo para palavras-chave que tenham alto volume sem ter essa estratégia muito bem aplicada.
Os algoritmos do Google entendem que, quanto maior o número de backlinks, maiores são os indícios de que a página em questão é de qualidade.
Isso quer dizer que, ao receber backlinks, é como se recebesse indicação. Mesmo porque, se algum site mencionou o seu, sinal de que ele acredita que seu conteúdo agrega valor e é de qualidade, certo?
Entretanto, é preciso ter cuidado com os backlinks que recebe, pois nem todos eles podem surtir os efeitos que imagina.
Não basta só receber backlinks de qualquer site para aumentar a sua autoridade perante o Google. Backlinks são links que podem tanto ajudar quanto prejudicar o seu projeto.
A nossa agência tem como foco melhorar o SEO dos sites, algo que torna possível aumentar o nível de performance e fazer com que o seu projeto aumente a receita.
Por que criar uma estratégia de backlinks?
Porque receber backlinks é a melhor forma de aumentar a sua autoridade, referência e visibilidade no Google.
Por consequência, maiores serão as chances de o seu negócio alcançar um público-alvo adequado, convertendo-os em clientes.
Além disso, se o um site de qualidade e que é bem visto pelo Google, faz link para o seu, a tendência é que o buscador confie cada vez mais no seu site.
Entretanto, os backlinks não apenas fazem com que as suas páginas conquistem maior autoridade, haja vista que também impactam diretamente na:
- Construção de relacionamento com o seu público;
- Fortalecimento da sua marca;
- Aquisição de tráfego de referência.
Imagine que o seu site conseguiu um backlink de um site que sempre posiciona em primeiro lugar no Google.
Se o Google já confia nesse site a ponto de fazer com que ele possa se manter em primeiro para uma palavra-chave bem disputada, então com certeza também irá confiar nos conteúdos que ele linka.
Agora imagine se o site que você recebeu o backlink recebe mais de 10 mil visitas ao mês. Quantas dessas não poderiam conhecer o seu site?
Ou seja, quantas pessoas que sequer conheciam a sua marca, agora passam a conhecer? Quantas dessas pessoas poderiam se interessar pelos seus produtos e serviços e fechar negócio?
Quais são os tipos de backlinks

Outra coisa da qual você precisa saber ao elaborar a sua estratégia, diz respeito aos tipos de backlinks, haja vista que cada um pode ajudar o seu site de forma distinta.
Então, em relação aos tipos de backlinks que você pode receber, citamos:
Links nofollow
Os links são como votos de confiança que outros sites dão para a sua página. No entanto, há vezes que você quer colocar uma referência mas não quer ser vinculado a ele.
Nesses casos, os links nofollow servem para informar tanto ao Google quanto a outros mecanismos de busca que eles não devem transferir PageRank ao site.
Então, como esses links não vão transferir PageRank, acaba que não ajudam o seu site a conseguir classificações melhores nas SERPs.
Ao introduzir o nofollow, o Google até então não considerava nenhum link com esse atributo como um sinal para os algoritmos, mas não é mais dessa forma.
Links dofollow
O follow link nada mais é que o tipo de backlink que passa confiança e, obviamente, não adiciona o atributo nofollow.
Então, é esse tipo de link que o seu site precisa receber, para que ele possa melhorar o seu posicionamento no Google.
Links patrocinados ou pagos
Outro tipo de backlink são os patrocinados, onde você pode contratar um serviço de guest posts por meio de uma agência de SEO.
Links UGC
Esse é um atributo de link que foi lançado em 2019, o User-Generated Content (UGC), ou apenas “Conteúdo Gerado pelo Usuário”.
Em suma, os links UGC nada mais são que aqueles que são feitos em fóruns ou mesmo comentários de blogs.
Trata-se de um atributo que informa ao Google que quem colocou esse link foi o usuário, e não o próprio webmaster.
Links colocados editorialmente
Esse é um tipo de link do qual você não requisitou. Na grande maioria das vezes, isso ocorre quando algum site coloca links para citar referências.
Ou seja, é uma maneira de transformar o conteúdo mais confiável e robusto, como forma de comprovar todas as informações que estão contidas no artigo.
A verdade é que o Google valoriza bastante esse tipo de link, haja vista que eles se destinam a melhorar a experiência do usuário, e não para manipular os algoritmos.
O que são links de autoridade?
O Google é uma plataforma que possui uma inteligência artificial muito robusta, onde consegue analisar a qualidade dos links.
Sendo assim, o mecanismo de busca consegue avaliar o contexto, autoridade ou referência da outra página. Tudo isso é vital para construir links de autoridade.
Mas o que exatamente são links de autoridade? Em suma, nada mais são que aqueles backlinks que de fato oferecem boas métricas para o seu site.
É interessante salientar também a existência de links tóxicos, uma vez que eles podem prejudicar toda a estrutura do seu site, fazendo você sofrer algumas punições.
Em vista disso, é possível utilizar algumas ferramentas, como o Google Search Console, a fim de ter a certeza de não perder nenhum backlink para o seu site.
O intuito de se ter links em sites de alta autoridade é para que eles se tornem relevantes. E há diversas formas de garantir que o seu site está recebendo apenas backlinks de qualidade, bem como:
- Elevada classificação;
- Ter um grande número de domínios de referência;
- Se possui texto âncora relevante;
- Se são backlinks contextuais.
Mas, ao avaliar se o site é de qualidade ou não, é preciso considerar fatores como credibilidade ou mesmo se o site compartilha conteúdo que agrega valor ao usuário.
O que são links tóxicos e por que evitar?
Os links tóxicos são capazes de diminuir a capacidade do seu site ranquear melhor, além de impactar de forma negativa todas as posições que você já conquistou.
Ou seja, nada mais é do que links ruins, que não agregam em nada, não são naturais. Na maior parte das vezes, os backlinks tóxicos provém de sites de baixa qualidade e suspeitos.
Esses backlinks tóxicos violam as diretrizes para webmasters do Google, onde se utiliza apenas para poder manipular todas as classificações dos mecanismos de busca.
Entretanto, você pode (e deve) fazer a auditoria de backlinks. Nesse caso, o intuito é de fiscalizar e revisar todos eles, a fim de poder encontrar possíveis links tóxicos.
Assim que concluir a análise, será possível tomar várias ações, o que inclui gerar uma lista de rejeição e enviar ao Google, por exemplo.
Essa é uma forma de informar ao Google que você não tem qualquer envolvimento com o link em questão. Por consequência, o buscador passa a desconsiderar esses links tóxicos.
Por que os backlinks são importantes?

Fato é que o backlink pode ajudar e muito no que diz respeito a melhorar a performance do seu site, sendo uma das principais estratégias de SEO.
Mas, falando de maneira mais específica, alguns dos motivos pelos quais você receber backlinks, citamos os seguintes:
Os backlinks podem melhorar a sua classificação
Se você não tem backlink de qualidade apontando para o seu site, acaba que você vai perder um dos fatores mais importantes para o Google: confiabilidade.
Afinal de contas, os backlinks visam mostrar que você é uma autoridade em um determinado setor dentro do mercado e que, por isso, merece ficar no topo das pesquisas.
O Google pode encontrar novas páginas por meio de backlinks
Os rastreadores do Google ainda podem usar os links para encontrar outras páginas na internet, também. Ou seja, é uma forma de facilitar.
Inclusive, essa é uma das principais formas pelas quais o Google consegue descobrir novos conteúdos, rastrear e indexá-los.
Sendo assim, a verdade é que receber links de fontes confiáveis e que passam autoridade é vital para que o seu conteúdo seja indexado mais rápido pelo Google.
Backlinks aumentam a sua credibilidade e confiabilidade
A partir do momento que você recebe links que são de fontes confiáveis, isso acaba por ajudar com que o seu site tenha uma classificação mais alta. Além disso, é claro, também vai aumentar a credibilidade da sua empresa.
Vamos supor que você seja dono de uma startup que atua no ramo da tecnologia. Caso o seu negócio ainda esteja no início, pode ocorrer de as pessoas ainda não conhecerem a sua marca.
Mas, se você conseguir que algum portal de notícias grande faça um link para o seu site, com certeza isso vai melhorar de forma positiva a credibilidade do seu site.
Como obter backlinks para o seu site?
A melhor forma de garantir backlinks de qualidade é contratando uma empresa que entende sobre todos os parâmetros do Google.
Há várias maneiras de maximizar os resultados de link building e, dentre algumas dessas estratégias, podemos citar as seguintes:
Solicite para que seus parceiros façam um link para o seu site
Uma maneira de conseguir backlinks é pedindo a parceiros que façam um link para o seu site e, em troca, você pode fazer o mesmo.
Devido ao fato de já ter um relacionamento com eles, acaba que o procedimento se torna muito mais fácil do que entrar em contato com aqueles que você não conhece.
Use o HARO
O HARO é um meio de comunicação onde você pode obter declarações e informações sobre nichos distintos.
Trata-se de uma maneira um tanto simples de conseguir backlinks, uma vez que os jornalistas sempre buscam fontes com uma certa urgência.
Escreva guest posts que sejam estratégicos
Os guests posts podem ajudar bastante o seu projeto, mas o ideal é que a parceria de fato seja algo útil, para que não pareça spam.
A QMix também pode ajudar o seu site com guest posts, tudo feito de maneira natural e evitando qualquer tipo de punição.
Faça uso de diretórios de nichos específicos
Mandar o seu site para alguns diretórios de nicho também é uma maneira bem interessante de fazer SEO local.
Ferramentas como a Listing Management, da Semrush, é uma forma de automatizar o processo, já que a ferramenta envia as suas informações para diversos diretórios.
Transforme menções à marca em links
Caso algum site já mencione a sua marca em algum conteúdo, uma coisa que pode ser feita é justamente transformar a simples citação em um backlink.
Ferramentas como a Brand Monitoring, por exemplo, podem encontrar conteúdos que mencionam a sua marca, mas não dão qualquer link.
Criar conteúdo informativo
Ao publicar estudos de casos, pesquisas originais, e-books ou coisas semelhantes, há grandes chances de outras pessoas criarem links para o seu site, como sendo uma referência.
Então, a dica é criar conteúdo
s que sejam ricos em informações, a fim de fazer com que o seu site se torne uma fonte confiável, fazendo com que pessoas citem ele.
Precisa de backlinks? Fale conosco!
O que você achou disso?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.