Como trazer visitantes para a minha loja virtual? Blog!

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Você tem um e-commerce e não sabe o que fazer para gerar mais tráfego e melhorar suas taxas de conversão?

É muito simples: você deveria ter um blog!

Lembrando que criar um site é uma coisa, e desenvolver seu tráfego é outra.

E para o crescimento do seu negócio, é fundamental fazer duas coisas: aumentar o número de visitantes e melhorar suas taxas de conversão, que é a proporção de visitantes que se tornam clientes e que compram.

Isso é muito importante em qualquer tipo de negócio na Internet, e é aqui que entra o blog.

É vamos dizer agora o porquê!

Por que criar um blog no seu site e-commerce?

A principal razão é que ter um blog contribui para melhorar o posicionamento natural do seu site.

Ao aparecer nas primeiras páginas do Google ou outro mecanismo de pesquisa, isso vai dar muito mais visibilidade à sua marca, e atrair mais clientes.

E justamente ter um blog onde você posta regularmente novos conteúdos é uma das estratégias mais eficazes para melhorar o posicionamento do seu site.

Separamos aqui outros motivos da importância de ter um blog:

  • Possibilita um maior número de páginas do seu site, e consequentemente, aumentar a quantidade de links internos;
  • Permite obter backlinks grátis, ou seja, links de outros sites ou redes sociais apontando para o seu site, onde os artigos do blog ajudam muito;
  • Envia sinais aos motores de pesquisa que seu site é ativo e enriquecido regularmente com novos conteúdos. Lembrando que postar com frequência é a chave para manter e melhorar o posicionamento de um site;
  • Permite trabalhar suas palavras-chave, isto é, aquelas relacionadas com a sua atividade, aos produtos que você vende.

Como você percebeu, ter um blog é uma das melhores estratégias hoje para ranquear um site, gerar mais tráfego, aumentar a visibilidade e credibilidade.

Como o blog ajuda a gerar mais tráfego para seu site

Para você entender como funciona na prática, veja essa técnica:

Vamos supor que você está procurando ideias para os seus artigos. Faça uma lista de perguntas que seus clientes fazem nos motores de busca.

Por exemplo, você vende roupas de ginástica para mulheres. Coloque-se na posição de uma mulher que está procurando por uma roupa de ginástica.

Veja todas as perguntas feitas e cada uma pode ser um artigo.

Ou cada vez que um visitante do seu site faz um comentário, você pode responder sob forma de artigo do blog.

Portanto, no posicionamento de um site, o conteúdo é tudo.

E ao criar vários artigos e de qualidade é a melhor forma de melhorar sua visibilidade aos olhos do Google e assim, gerar mais tráfego para o seu site.

É por essa razão que você deve ter um blog.

O blog ajuda a contar a sua história

Você viu acima como o blog pode gerar mais tráfego para o seu site, mas também é uma ótima ferramenta de fidelização.

Isso porque possibilita construir uma relação entre seus clientes e sua marca.

Dessa forma, o blog pode ser utilizado para compartilhar seus valores, novidades, enfim, para contar a sua história, que é o chamado de storytelling.

Você também pode adicionar vídeos ou animações, para deixar seus artigos mais interessantes.

Ter um blog é também uma maneira de apresentar seus novos produtos, como são, suas características…

Portanto, o blog funciona como um canal de comunicação, o que ajuda muito na fidelização dos seus clientes.

Ter um blog para se posicionar como um expert na sua área

Quando você lê um artigo bem escrito, útil e interessante, provavelmente vai querer compartilhar.

Essa é outra vantagem de ter um blog, pois quanto mais compartilhamentos, maior probabilidade do seu site alcançar melhores posições, pois mostra ao Google que seu conteúdo é bom e que agrega valor.

Além disso, postar artigos no blog associado ao seu site de e-commerce permite mostrar aos seus visitantes que você é um expert na sua área.

Quando se trata de e-commerce ou uma loja virtual, as pessoas ficam ainda um pouco desconfiadas, principalmente quando uma marca não é tão conhecida.

E o seu blog vai gerar mais credibilidade e mostrar que você é sério e confiável.

O que escrever no blog?

Para quem não tem muita afinidade com a escrita, vai sentir uma certa dificuldade, especialmente quando se trata de encontrar ideias.

Lembrando mais uma vez que ter um blog tem um grande impacto no crescimento do seu tráfego e nas suas taxas de conversão.

Por isso, tente escrever pelo menos um artigo por semana. Não precisa redigir um romance literário, mas algo coerente e de forma a despertar o interesse do seu público.

Na verdade, o maior desafio não é escrever, e sim saber o que escrever.

Você pode pesquisar em outros blogs e sites que tenham a ver com o seu e busque se inspirar no que escrevem.

Agora, se mesmo assim, se sentir incapaz de escrever ou até por falta de tempo, considere contratar um redator freelancer para fazer esse trabalho para você.

Vale a pena ter um blog no seu site e-commerce?

Depois de tudo o que você viu aqui, deve ter percebido que vale a pena sim ter um blog no seu site e-commerce.

Seu site vai ficar mais visível, mais humano, mais interativo, e sem falar no impacto que pode ter no SEO um blog que recebe regularmente artigos.

Além disso, em um site, você é limitado à descrição do produto, assim como as imagens.

Já em um artigo de blog, você pode ir além, postar conteúdos mais longos, sem necessariamente dar a impressão que você quer vender.

É uma oportunidade de dar dicas, mostrar sua expertise, seu know-how, e humanizar o contato com a marca para transformar uma simples compra em uma verdadeira experiência, como se tivesse em uma loa física.

Hoje, existem algumas plataformas que permitem integrar um blog em um site e-commerce, mas se você sentir dificuldade, nós, da QMIX Digital, contamos com uma equipe especializada para te ajudar em todo esse processo.

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