

Se você quer melhorar o SEO do seu site, então é bem provável que tenha bastante trabalho pela frente, ainda mais se não tivesse atentado a esse detalhe desde o princípio.
No entanto, a verdade é que esse trabalho pode se tornar um pouco mais simples com o auxílio de algumas ferramentas de SEO.
Hoje em dia, graças a internet, vem se tornando cada vez mais fácil de otimizar uma série de trabalho.
Em vista disso, se você quer melhorar ainda mais as métricas do seu site, não há como negar que as ferramentas de SEO são essenciais.
Inclusive, hoje em dia é impossível ter destaque diante dos mecanismos de busca sem ter uma boa estratégia de SEO.
Mas, ainda que haja todas essas necessidades, há uma série de ferramentas de SEO que são capazes de deixar o processo um pouco mais simplificado.
O SEO é vital para aumentar o tráfego orgânico dos sites. Afinal de contas, todas essas estratégias ajudam a otimizar as páginas da web.
Dessa forma, elas ficam mais bem posicionadas nos resultados de buscas. Então, se o algoritmo do Google entender que seu conteúdo está otimizado, ele irá dar maior prioridade para o seu site.
Por consequência, irá aumentar também a visibilidade da sua empresa. Sendo assim, ter o apoio de ferramentas de SEO faz uma grande diferença na hora da otimização.
Por isso, no artigo de hoje, iremos mostrar algumas ferramentas que serão capazes de melhorar o tráfego orgânico de seus projetos.
O que são ferramentas de SEO?

Em suma, o SEO é a conjunção de técnicas que tornam um site rastreável e indexável tanto pelo Google quanto pelos demais concorrentes.
Mas, para que possa ter o devido sucesso e reconhecimento na plataforma, deve-se fazer uso dos recursos adequados.
É nesse contexto que surgem as ferramentas de SEO. Afinal de contas, é por meio delas que se torna possível orientar da melhor forma possível uma estratégia de marketing digital.
Por meio de algumas ferramentas de análise, torna-se possível avaliar quais técnicas você precisa aplicar e onde melhorar.
É através dessas ferramentas que é possível encontrar desde as palavras-chaves até analisar os resultados que algumas estratégias geraram.
Quais são as melhores ferramentas de SEO?

Não há como negar que essas ferramentas são capazes não só de otimizar trabalho, mas também de deixar tudo ainda mais bem feito.
É por meio delas que é possível fazer com que o seu projeto caminhe rumo ao sucesso, já que você pode identificar todos os possíveis erros.
Então, dentre as melhores ferramentas de SEO, podemos citar as seguintes:
1. Google Analytics
De todas as ferramentas, com certeza o Google Analytics é a mais conhecida e usada pelos especialistas em SEO.
Assim que você conecta a plataforma com o seu site, é possível começar a ter acesso a várias métricas de análise de tráfego e desempenho.
Sendo assim, torna-se possível observar os dados sobre a sua audiência, páginas que mais recebem visitas, taxa de rejeição, quantidade de visualizações mensais, tráfego referido, etc.
2. Google Search Console
O Google Search Console é uma outra ferramenta de SEO do Google, sendo que o objetivo é de diagnosticar alguns problemas de SEO em páginas da web.
Além disso, a ferramenta ainda permite que você saiba qual é a sua posição de ranqueamento no buscador.
Fora isso, também é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave, onde o intuito é de avaliar quais delas são capazes de trazer ainda mais resultados para o seu negócio.
Agora, em relação aos dados que o Google Search Console ainda é capaz de disponibilizar, podemos citar os seguintes:
- CTR;
- Impressões;
- Cliques;
- Saúde do seu site;
- Média de posições;
- Linkagem interna;
- Páginas indexadas etc.
3. SEMRush
Outra ferramenta que ajuda no SEO On page é o SEMRush, a qual é vital para a otimização inteligente de conteúdos.
E isso acontece devido ao fato de a ferramenta não avaliar apenas o desempenho do seu site, mas também pode ser usado enquanto escreve um artigo.
Sendo assim, é uma excelente ferramenta para aqueles que querem focar no marketing de conteúdo, deixando-o com uma qualidade ainda mais superior.
Uma das funções é fazer uma análise de conteúdo, além de sugerir qual palavra-chave é mais adequada de usar no decorrer do seu texto.
Isso quer dizer que o SEMRush é capaz de avaliar elementos do texto, como o uso de H1 e H2, além de examinar links internos, externos e várias outras funções.
4. Ubersuggest
Um site é composto por diversos elementos para mantê-lo forte e relevante. Mas, como o foco são os usuários, deve-se fazer o que for possível para que seja agradável para eles, e esse é o intuito do Ubersuggest.
Criado por Neil Patel, a ferramenta é capaz de analisar uma palavra-chave e lhe mostrar todas as devidas sugestões de palavras relacionadas, bem como ideia do que escrever.
Além disso, o Ubersuggest permite fazer uma pesquisa do volume de buscas de cada uma das palavras-chaves, custo por clique e nível de concorrência.
Por mais que o Ubersuggest faça também auditoria de sites, há outras ferramentas que desempenham melhor essa função.
5. Keyword Planner
Uma das ferramentas que podem ajudar a planejar melhor o uso das suas palavras-chaves é o Keyword Planner, do próprio Google.
No entanto, essa plataforma tem um certo foco nas palavras-chaves para mídia paga, por mais que também possa ajudar em todo o processo de produção de conteúdos orgânicos.
Dessa forma, você consegue avaliar se vale a pena apostar em uma long tail e coisas semelhantes.
Outra função bem interessante é o fato de a ferramenta ser capaz de gerar palavras-chaves. Ou seja, ele pode buscar os melhores termos que o seu site ou negócio pode usar para produzir conteúdos.
6. Keyword Explorer
Trata-se de uma ferramenta bem recente da Moz, que é uma das empresas mais especializadas em SEO do mundo.
Em relação a usabilidade dessa ferramenta, ela é bem completa e capaz de ajudar os profissionais a definir a sua palavra-chave e ainda analisar as páginas de um site segundo a sua posição no ranking.
Como se isso não bastasse, o Keyword Explorer ainda pode apresentar alguns dados mais específicos de cada termo, bem como:
- Potencial;
- Volume;
- Oportunidade;
- Dificuldade.
7. Google Pagespeed
O Google Pagespeed Insights é uma das melhores ferramentas para aqueles que querem analisar a velocidade de carregamento do site ou de uma página específica.
O melhor de tudo é que essa ferramenta ainda oferece algumas orientações mais detalhadas sobre como melhorar os resultados.
Fora isso, o Google Pagespeed ainda ajuda a otimizar a velocidade de um site no mobile, algo muito útil, já que é um dos fatores de ranqueamento do Google.
8. Smush
Trata-se de um plugin para WordPress, na verdade, onde o seu intuito é fazer com que as imagens do seu site carreguem mais rápido.
Ou seja, essa ferramenta de SEO é capaz de otimizar, comprimir e redimensionar imagens grandes que podem prejudicar a velocidade de carregamento da página.
Sendo assim, trata-se de uma ferramenta muito útil, uma vez que, com ela, não há necessidade de fazer alterações manuais.
9. Check My Links
Na verdade, o Check My Links é uma extensão do Google Chrome, o qual visa identificar possíveis links quebrados ou inválidos.
Inclusive, ao identificar links quebrados, acaba se tornando uma excelente forma de conseguir link building.
É verdade que há outras ferramentas de SEO que fazem esse tipo de análise, mas o Check My Links é bem fácil de usar.
10. Help a Reporter Out (HARO)
Trata-se de uma excelente ferramenta para aquelas pessoas que querem construir backlinks que tenham bastante relevância.
Isso acontece porque o HARO lhe conecta com jornalistas, algo que irá lhe ajudar a desenvolver um bom networking.
Dessa forma, você consegue fazer com que o seu site possa aparecer em sites de notícias ou veículos de imprensa relevantes.
11. Linkstant
Por meio dessa ferramenta, você recebe uma notificação sempre que alguém referenciar o seu site. Então, é uma boa forma de evitar backlinks tóxicos.
O que você achou disso?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.