Google Sandbox o que é e para que serve?

Google Sandbox o que é

Se você acabou de colocar um site no ar, deve estar se perguntando Google Sandbox o que é, não é mesmo?

É um tipo de “quarentena” que um site novo é colocado, para que o Google avalie se ele é ou não válido.

Isso ocorre principalmente em sites novos que se posicionam muito rapidamente nos resultados de pesquisa.

Segundo especialistas, Google Sandbox é um suposto filtro que permite evitar que novos sites apareçam nos resultados de pesquisa em pouco tempo e com palavras-chave importantes. Seu objetivo é excluir as páginas de spam das SERP.

Portanto, é importante tomar muito cuidado para evitar o efeito Sandbox. Por isso, a equipe QMIX preparou esse material para você explicando todos os detalhes!

Google Sandbox – o que é?

Você notou que após o lançamento e o registro do seu domínio e do seu site no Google, seu conteúdo não apareceu nas páginas de resultados de pesquisa, e achou que poderia estar havendo um erro?

Isso é o que acontece com a maioria dos sites iniciantes ou domínios novamente registrados.

Na verdade, após ter registrado seu domínio no Google, o algoritmo do Google coloca você em um “banco de areia” para que possa conhecer seu conteúdo.

Quanto ao Google Sandbox, e embora o próprio Google nunca tenha confirmado essa ferramenta, muitos especialistas em SEO sabem que um novo domínio permanecerá no Sandbox de 1 a 3 meses (ou mais), conforme o tipo e a qualidade de conteúdo gerado pelo site.

Esse conceito foi introduzido em 2004 com motivo de impedir o aumento de sites de spam, principalmente por não estarem de acordo com as regras do Google.

Para impedir tais sites, o Google não os classifica inicialmente a fim de acompanhar suas atividades mais de perto.

Para que serve o Google Sandbox?

Google Sandbox serve de alguma maneira para proteger os sites antigos, e como dito acima, foi implementado pelo Google para evitar que novos sites sejam melhores posicionados que os antigos.

Alguns especialistas em SEO falam de penalidade, enquanto outros o consideram como um período de teste ou aprovação.

Em todo caso, são sobretudo os sites novos otimizados para palavras-chave altamente competitivas que são os mais afetados pelo efeito Sandbox, assim como aqueles que acumularam rapidamente diversos backlinks grátis.

Se seu site sofreu uma penalidade Sandbox e você quer continuar a ter tráfego, veja aqui algumas dicas eficazes:

  1. Explore palavras-chave menos populares e de cauda longa;
  2. Esforce-se para ficar bem posicionado em outros mecanismos de pesquisa;
  3. Melhore seu conteúdo assim como a gestão de links internos e externos;
  4. Use as mídias sociais.

Como evitar o efeito Sandbox?

Para não correr o risco de ser penalizado pelo Google Sandbox, confira algumas recomendações que podem ser úteis:

  1. É preferível optar por um nome de domínio antigo;
  2. Antes de lançar seu site, melhor lançar o nome de domínio e simplesmente colocar “site em construção”;
  3. Obter backlinks de maneira natural;
  4. Certifique-se de ter backlinks de qualidade, verificando a autoridade de um site;
  5. Utilize âncoras de links variados;
  6. Reduza a troca de links;
  7. Garanta que está oferecendo um conteúdo único e de qualidade.

Vale lembrar que o tempo que seu site pode ficar sob o efeito Sandbox depende da competitividade da palavra-chave do seu site.

A boa notícia é que existem ótimas maneiras de obter uma boa nota ao sair do Sandbox.

O que fazer quando um site está no Sandbox?

Se seu site estiver no Google Sandbox, recomenda-se produzir novo conteúdo e comprar backlinks de qualidade apontando para seu site.

É o um dos melhores momentos para obter novos backlinks, de preferência com palavras-chave fortes.

Procure criar conteúdo com palavras-chave pertinentes e certifique-se que o título da página seja o mesmo da palavra-chave escolhida.

Além disso, utilize links internos para estabelecer ligações entre eles.

Conclusão

Sabendo agora Google Sandbox o que é, talvez possa parecer um pouco complicado, e realmente para quem não conhece, é uma tarefa difícil.

Por isso, se você está lançando um site, o melhor é deixar nas mãos de especialistas, porque assim você corre muito menos risco de ficar no “banco de areia”.

A equipe QMIX está à sua disposição para tirar qualquer dúvida e otimizar seu site nos mecanismos de pesquisa!

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Perguntas frequentes

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