height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=916374959502345&ev=PageView&noscript=1" /

Links internos: por que eles são importantes e como usar

Links internos

Ao criar um site ou blog, com certeza um dos objetivos é aumentar o volume de tráfego qualificado, até mesmo para partir para outras estratégias.

No entanto, para conseguir obter esse resultado, é preciso ter algumas técnicas que sejam capazes de alavancar os números, como é o caso da estratégia de links internos.

Mesmo porque, através dos links internos, você consegue atrair as pessoas corretas a uma determinada página.

Dessa forma, torna-se possível gerar mais leads, autoridade e, claro, fechar mais vendas com os seus clientes.

Muito se fala a respeito dos links externos, mas é pequeno o número de empresas e pessoas que investem em linkagem interna.

Isso acontece, em especial, porque a grande parte das pessoas ainda não entendem o quanto essa estratégia pode ser benéfica para o site.

No entanto, o fato é que a linkagem interna detém um importante papel no que diz respeito ao desempenho do seu website.

E isso se refere tanto em relação ao algoritmo Google quanto na forma com que os seus usuários passam a encarar o seu site.

Então, se você quer entender melhor sobre os links internos, bem como a forma correta de aplicar esse tipo de estratégia, é só continuar nesse artigo.

O que são links internos?

Em suma, a estratégia de links internos é uma forma de direcionar os seus visitantes para outras páginas do seu site.

Ou seja, assim que o leitor clicar em um desses links internos, ela vai permanecer no mesmo site, mas dentro de outro artigo.

Sendo assim, para os que possuem blogs, o link interno é uma ótima forma de fazer com que o seu leitor possa transitar de um artigo para outro, sem qualquer dificuldade.

Os links internos são ótimas formas de fazer com que o leitor entenda de forma mais profunda o assunto do qual está sendo abordado.

Inclusive, é uma forma de permitir com que o usuário possa ter uma navegação muito mais fluida na página.

Ou seja, não requer que ele tenha de sair do site, tampouco precise fazer uma nova busca para poder compreender melhor do assunto.

Quando você está criando links internos, está contribuindo para a estratégia de link building, isto é, para a construção de uma rede de links.

A grande maioria dos sites se preocupa apenas com os backlinks, haja vista que eles são capazes de passar autoridade para as páginas.

Isso acontece porque os backlinks são links de outros sites que apontam para o seu, o que acaba por aumentar o impacto.

Mas, como na linkagem interna a inserção é no próprio site, acaba não tendo o mesmo grau de importância.

Afinal muitos acham que é uma forma de fazer propaganda de si mesmo. Entretanto, isso não quer dizer que os links internos não passem autoridade.

Mesmo porque os links internos estão diretamente ligados a estratégia de link juice, que tem forte impacto na fator autoridade.

O que é link juice?

O link juice é de grande importância no que se refere aos critérios de otimização do PageRank, que nada mais é que um algoritmo que visa classificar a relevância dos links.

Em suma, o link juice nada mais é que uma forma de distribuir as forças de um link para outro, o que é uma ótima forma de melhorar os parâmetros do site.

Quando um site insere um link para a sua home page, torna-se possível distribuir uma parte dessa autoridade para as páginas que estão sendo linkadas.

E a mesma coisa ocorre quando um de seus artigos tem algum link apontando para uma outra página, por exemplo.

Ou seja, os valores desses links acabam sendo repassados para elas.

Por que os links internos são importantes para o SEO?

O fato é que o link interno pode ajudar sim na forma com que o seu site se comporta diante dos mecanismos de buscas.

Isso quer dizer que a linkagem interna, quando apontam para outro artigo do mesmo site, acaba por complementar a experiência do usuário.

No entanto, há diversos outros benefícios que os links internos podem proporcionar, tais como:

1. Ajudam as SERPs a encontrar suas páginas

Quando se tem uma boa estrutura de links internos, isso acaba por ajudar com que os buscadores possam indexar as suas páginas.

Inclusive, o próprio Google já afirmou que ele é capaz de rastrear algumas páginas se baseando em links que apontam para elas.

Isso quer dizer que os links internos podem ajudar a fazer com que o Google lhe reconheça como sendo um site que cria conteúdo relevante.

2. Melhoram a experiência do usuário

Cada vez mais o Google vem dando mais importância em relação a como o usuário se sente ao acessar as suas páginas.

Isso quer dizer que qualquer melhora que você possa fazer, a fim de elevar a experiência do usuário, é muito bem-vinda.

E a verdade é que os links internos melhoram e muito a forma com que o usuário enxerga as suas páginas.

Afinal de contas, ele consegue ter fácil acesso às páginas, algo que pode lhe ajudar a complementar as informações.

Inclusive, essa é uma forma de aumentar o tempo de permanência do visitante em seu site, algo que também vai melhorar o SEO.

3. Geram mais autoridade

O link é uma maneira de contribuir para que o seu site se torne uma grande autoridade, uma vez que melhora outras métricas.

Afinal de contas, o Google leva em voga a conexão das suas páginas, a fim de avaliar se todas elas fazem sentido entre si.

Dessa forma, acaba melhorando o PageRank, um algoritmo que visa avaliar a autoridade de páginas individuais.

Quais são os tipos de links internos?

Outra coisa que você precisa saber é em relação aos diferentes tipos de links internos, haja vista que cada um pode ajudar o seu site a performar de uma determinada maneira.

Os tipos de links internos são:

Links internos navegacionais

Esse é um tipo de link que visa melhorar a estrutura de navegação do site, o qual tem uma usabilidade bem útil para o leitor.

Então, quando você clica sobre a palavra “blog”, por exemplo, você acaba sendo redirecionado para a página de artigos ou posts daquele site.

O intuito desse tipo de link é deixar mais fácil a navegação do usuário, a fim de que ele encontre o que deseja de maneira mais ágil.

Além disso, você também pode aplicar a teoria dos três cliques de distância, até para deixar a experiência do usuário melhor.

Links internos contextuais

Nada mais é quando você faz links para outros conteúdos que, de alguma forma, se relacionam com o atual.

Ou seja, são tipos de links que têm o intuito de aumentar a compreensão sobre determinado assunto, o qual também é muito útil.

É verdade que, caso esteja começando o seu site, não terá muitos links contextuais. Mas, à medida que surgir algum novo conteúdo, com certeza terá links relevantes para incluir.

Quais são as melhores táticas de links internos?

Agora que você já compreende que a linkagem interna faz parte de uma estratégia que melhora os parâmetros do seu site, deve saber qual é a melhor forma de fazer isso.

Quanto a isso, saiba que você pode confiar esse trabalho a uma agência de SEO, como a QMix, para desempenhar esse papel da melhor maneira possível.

Afinal de contas, existe toda uma técnica correta para fazer com que os links internos possam surtir efeitos positivos.

E, dentre as melhores táticas, podemos citar as seguintes:

1. Capriche no texto âncora

Os textos âncoras possuem um certo peso no que diz respeito a melhorar os parâmetros do seu site, uma vez que o algoritmo do Google está cada vez mais na inteligente no momento de ler e indexar as páginas.

Isso quer dizer que você precisa manter uma atenção em relação a análise das palavras-chave e links internos.

Em relação ao texto âncora, ele nada mais é do que a frase em que o link está presente. Esse texto é vital para contar ao Google sobre do que se trata o link.

Portanto, é muito melhor você colocar o seu link em texto contextual do que apenas usar expressões como “clique aqui”.

2. Apresente conteúdos recomendados

Há diversos plugins que podem fazer uma seleção de conteúdos recomendados, mas também é possível fazer isso do jeito manual, no meio do artigo.

Trata-se de uma tática bem válida, uma vez que vai tornar mais fácil a escolha de conteúdos que de fato tem ligação com o conteúdo atual.

Tenha em mente que você não deve focar apenas na quantidade de links internos. É preciso ficar atento em relação à qualidade e relevância de todos eles.

3. Faça uma hierarquia de links internos

Nem todos os seus conteúdos terão a mesma importância dentro da sua estratégia digital, e isso ocorre também com as páginas fixas do seu site.

Sabendo disso, qual é o sentido de tratar todos eles da mesma maneira, no momento de fazer o planejamento de links internos?

O ideal é que você faça uma hierarquia de links internos, de preferência de maneira bem estruturada e documentada.

É dessa forma que você será capaz de saber quais conteúdos podem ser linkados com mais frequência, por exemplo.

4. Equilibre a distribuição de links em cada página

É muito mais válido linkar para um bom conteúdo do que para 10 páginas que não tem qualquer relevância com o que está falando.

No geral, é possível colocar diversos links na mesma página, sendo que você até pode fazer isso, desde que faça sentido.

Apenas tenha em mente também que uma página com 100 links pode informar ao Google que o seu critério de recomendação não é tão confiável.

Outra maneira de equilibrar a distribuição de links é se lembrar de fazer links internos para os seus artigos mais recentes.

5. Utilize a navegação para linkar suas páginas mais relevantes

Na maior parte das vezes, a navegação aparece igual em todas as páginas de um site, em especial no cabeçalho e no rodapé.

Há sites que possuem barras laterais, também, sendo que alguns utilizam para mostrar CTAs. Quanto a isso, saiba que o Google entende esses links com mais importância.

Isso quer dizer que eles podem receber uma classificação melhor nas páginas do buscador. Então, não deixe de aproveitar a navegação para linkar as principais páginas do seu negócio.

6. Utilize as páginas mais relevantes para impulsionar um conteúdo importante

A verdade é que há algumas páginas que merecem um destaque maior do que outras, em especial aquelas que irão trazer um resultado financeiro muito maior.

Sendo assim, sempre que for possível, o que você pode fazer é colocar links internos que apontem para essas páginas, as quais irão fazer com que o usuário avance na jornada de compra.

Aumentar os links internos para a sua landing page, por exemplo, pode literalmente transformar os seus resultados.

7. Mantenha seus links internos a 3 cliques de distância

Há uma boa prática de SEO que visa determinar que todos os links da sua página devem estar a 3 cliques de distância, pelo menos.

Caso o usuário tenha que dar mais de 3 cliques para acessar algum conteúdo de um link seu, a probabilidade dele desistir é bem grande.

Inclusive, o próprio Google sabe disso e, portanto, também acaba dando menos importância para links como esses.

Veja também: Como comprar backlinks

Contato Padrão

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX

Editorial QMIX

Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.