

Sabe quando você faz uma pesquisa no Google, entra em um site que lhe parecer ser o mais útil, mas ele acaba direcionando uma página inexistente ou com famigerado “erro 404”?
Não há como negar que essa é uma experiência muito frustrante, certo? Afinal de contas, acaba com todo o ânimo de ler um determinado conteúdo.
A grande questão é que é mais fácil encontrar links quebrados do que se imagina. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?
Além disso, quais são os impactos que os sites sofrem com esses links quebrados? Se você tem algum projeto online, com certeza quer evitar ao máximo que isso ocorra, não é mesmo?
Mas, para saber isso, você precisa ter em mente sobre quais são os motivos que podem acarretar nesse problema.
No entanto, você sabia que encontrar uma página com links quebrados pode ser uma boa oportunidade de link building?
Quer saber como isso pode se tornar realidade, bem como todos os demais detalhes que esse assunto pode lhe reservar? Então é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo o que você precisa saber a respeito desse assunto.
O que são links quebrados?
Em suma, links quebrados nada mais é quando eles apontam para uma página inexistente ou quando não é possível mais encontrá-la.
No entanto, há inúmeros fatores que pode contribuir para esse erro, tais como:
- Ter digitado a URL incorreta;
- Ter atualizado a URL da página;
- Ter criado um link para conteúdo que foi removido do servidor etc.
A forma mais comum para que um link se torne inválido ou inexistente é quando o domínio de um determinado site ou blog expira.
Trata-se de um problema mais comum de correr em sites que são mais antigos ou em projetos que foram descontinuados após um certo tempo.
Um site pode ter links quebrados quando se digita a URL da página de maneira incorreta, como trocar, esquecer ou adicionar algum caractere.
Se esse for o caso, tudo o que você precisa fazer é só consertar a URL e, nesse contexto, o estrago tende a ser pequeno ou nem sequer existir, caso ocorra em um curto espaço de tempo.
O grande problema é quando esse erro perdura por várias semanas ou meses. Afinal, nesse caso, será gerado uma série de backlinks.
Então, imagine todo o trabalho que será necessário para poder corrigir todos esses erros, após um longo período?
Além disso, ter links quebrados em seu site pode afetar negativamente a experiência do usuário. Afinal de contas, ele será redirecionado para uma página que não existe, algo que pode frustrá-lo.
Também é interessante mencionar que tanto o Google quanto outros buscadores não enxergam isso com bons olhos, mas bem pelo contrário.
O Google pode até aplicar algumas punições e, por essa razão, você deve saber como encontrar links quebrados em seu site.
Exemplos de links quebrados

Para saber identificar quando um link está quebrado, é interessante obter alguns exemplos práticos. Você sabe que o link está quebrado e página retornar com erros como:
- 404 Página não encontrada: ocorre quando o conteúdo foi removido do servidor;
- Host inválido: quando não é possível alcançar o servidor, não existe ou quando o nome é inválido;
- Código inválido: quando o servidor violou alguma especificação HTTP;
- 400 Solicitação inválida: é quando o servidor host não entende a URL em sua página;
- Tempo limite: quando o servidor atinge o limite de tempo ao tentar se conectar com a página.
Como aplicar a estratégia de broken link building?

Ter links quebrados pode ser um grande problema para os sites, mas a verdade é que há algumas técnicas que é interessante serem de seu conhecimento.
Em suma, a estratégia de “broken link building” é um tipo de técnica que visa trabalhar na correção ou substituição dos links quebrados.
Mas, para que isso se torne possível, é vital descobrir todos os links quebrados para, em seguida, corrigi-los.
Fora isso, há uma série de outros fatores que você precisa ter em mente. Abaixo, você irá conferir algumas das melhores dicas.
1. Faça uma varredura em seu site para encontrar esses links
A primeira coisa que você precisa levar em consideração é a necessidade de fazer uma limpeza em seu site, para poder encontrar links quebrados.
Mas, se você tem muitas páginas em seu site, com certeza irá dar muito trabalho procurar link por link, certo?
Se esse for o caso, a melhor coisa que você pode fazer é contar com a ajuda de algumas ferramentas de análise.
Há várias alternativas no mercado, mas uma das mais populares é o Xenu’s Link Sleuth, um tipo de software em que é possível fazer busca por domínio.
Dessa forma, você consegue ter acesso a todos os links internos e externos do seu site. Mas, os que tiverem algum erro, irão ficar na cor vermelha.
2. Conserte ou reative os links quebrados
Identificou quais páginas apresentam algum erro? Então o passo seguinte é corrigir ou reativar todos esses links quebrados.
Caso use o software Xenu’s, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a alternativa “URL Properties”.
Em seguida, o programa irá mostrar todas as páginas que redirecionam para algum link problemático. Depois, é só ir até o gerenciador de conteúdo e consertar esses links.
Nesse caso, você pode tanto remover, caso o link de fato não exista mais, quanto corrigir, no caso de o link apenas ter mudado a URL.
3. Ajuste ou remova os links externos
Se porventura o link está apontando para outros sites, também é importante corrigir para não afetar a experiência de usuário.
O software mencionado também pode apontar os links externos que possuem algum tipo de problema. Assim que identificar, é só consertar ou retirá-los.
Caso opte pela primeira opção, você vai ter que entrar em contato com o administrador do site linkado, a fim de saber o que ocorreu com a página referenciada.
Se porventura não obtiver respostas ou as páginas simplesmente não existirem mais, a melhor coisa a se fazer é descartar os links.
4. Acerte os links em sites que redirecionam para você
Sempre que você consertar ou remover links quebrados do seu site, é vital informar outras páginas que redirecionam para o seu site.
Então, você vai precisar fazer uma busca por seus backlinks. Nesse quesito, o Ahrefs pode ajudar bastante, uma vez que é uma ferramenta de análise de links, palavras-chave e conteúdos.
Quando o assunto é SEO, essa é uma das ferramentas mais bem referenciadas do mercado atual, a qual tem uma versão paga e gratuita.
De todo modo, importante é que você busque e encontre páginas que linkam de volta para o seu site. Em seguida, é só pedir para que eles atualizem os endereços.
5. Procure por links quebrados em outros domínios relevantes
Essa é uma das etapas mais difíceis do broken link building, haja vista que você deve passar a averiguar se há erros de links que não são de sua responsabilidade.
Aqui, o foco são os links quebrados que vão para outros sites, mas não qualquer um. Aqui, o ideal é filtrar a sua busca por domínios que sejam relevantes para o seu negócio.
Mas o que seriam sites de relevância? São aqueles que se enquadram nos seguintes critérios:
- Sites que são da sua área de atuação;
- Sites que estão posicionados na primeira página;
- Sites que não apontam para diversos links em suas páginas.
É possível diminuir ainda mais a margem de erro se fizer uma busca no Google das palavras-chave que se relacionam ao seu negócio e principais conteúdos.
As páginas e domínios que estão mais bem posicionados com certeza serão as melhores alternativas para buscar algum link quebrado.
Você também pode se beneficiar de ferramentas de análises de links para averiguar erros existentes nessas páginas.
Dentre todas as opções, podemos citar duas extensões do Google Chrome que fazem uma varredura automática:
- Check My Links;
- Domain Hunter Plus.
6. Vasculhe o histórico dos links
Caso o link esteja quebrado, é bem provável que você acredite que ele está morto. Porém, é possível sim resgatar uma parte do histórico de seu conteúdo.
Para ajudá-lo nisso, você pode usar um site que se chama “Wayback Machine”. Através dele, será possível averiguar como era uma página ou site há alguns meses ou até anos.
Então, é só jogar o link quebrado nesta página e tentar ver se consegue recuperar como ela era antes. Se sim, basta fazer as devidas modificações e reutilizá-lo.
7. Vá atrás de outros sites que apontam para esses links quebrados
Você pode fazer isso da mesma forma que encontrou os backlinks, isto é, por meio da ferramenta Ahrefs. Basta iniciar uma busca pelo link quebrado.
Ao fazer isso, a ferramenta vai exibir os sites que apontam de volta para o link em questão. E, dentre esses sites, separe apenas os que forem mais relevantes para o seu negócio.
8. Selecione um conteúdo para substituir esses links
Outra coisa que você deve fazer é escolher um conteúdo para que possa substituir esses links. O ideal é que ele seja relevante e de alta qualidade.
Essa nova página precisa ser de alto nível, já que o intuito é fazer com que ela possa performar ainda melhor do que antes.
Além disso, tenha em mente que a alteração de links deve fazer sentido, até mesmo para não prejudicar o entendimento daquelas pessoas que irão acessar esse conteúdo por outros meios que não pelos motores de busca.

9. Entre em contato com os responsáveis por esses domínios
Outra coisa que você pode fazer com links quebrados é conseguir um backlink que direcione para o seu site.
Nesse caso, o que deve ser feito é acessar as páginas que quer substituir os links e conseguir o e-mail dos webmasters.
Em seguida, envie uma mensagem com uma abordagem direta e personalizada, informando o problema que encontrou com sua devida solução.
Mas qual seria a solução? Um novo conteúdo para que ele possa substituir o link quebrado! Trata-se de uma excelente estratégia, já que é benéfico para você e para o webmaster.
O que você achou disso?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.