Meu site não aparece no Google: O que pode ser?

meu site não aparece no Google

Eu criei um belo site. Passei um bom tempo trabalhando nele…mas meu site não aparece no Google, o que pode ser?

Na verdade, existem diversos motivos pelos quais um site não aparece, no entanto, otimizar o SEO do seu site para aparecer nos resultados de pesquisa do Google é crucial.

Às vezes, um site pode desaparecer dos mecanismos de busca, apesar de todas as ações para indexá-lo e melhorar seu ranqueamento.

Portanto, se você já tentou de tudo e não tem ideia do que pode estar acontecendo, vamos explicar as principais causas e o que fazer para seu site aparecer nas páginas dos resultados do Google!

Meu site não aparece no Google: O que pode ser?

Se você está se perguntando por que meu site não aparece no Google, saiba que pode ser por várias razões.

Na maioria dos casos, isso está relacionado a um problema de indexação ou uma ausência de visibilidade, e às vezes, uma penalidade do Google.

Site não indexado pelo mecanismo de busca

Geralmente, se um site não aparece nas páginas de resultado do Google, isso quer dizer que ele não está presente no seu index.

Em determinadas situações, pode ser que o site seja muito recente. Quando um site é lançado, é necessário esperar algumas semanas para que ele possa fazer parte do repertório do Google.

Por outro lado, se o site é mais antigo, é possível que a exploração esteja bloqueada aos robôs.

Isso acontece principalmente quando você utiliza a diretriz Noindex nas suas Meta Descrições ou na barra de endereço. Essa diretriz bloqueia o acesso do site aos robôs e os impede de colocá-lo no seu index.

Vale a pena também verificar o arquivo robot.txt, que permite indicar aos robôs se eles podem explorar as páginas do seu site ou blog ou não.

Ausência de visibilidade

Meu site não aparece no Google
Meu site não aparece no Google

A ausência de visibilidade impede um site de aparecer nos resultados de pesquisa, e geralmente é por causa de um posicionamento ruim. 

Na verdade, para que um site seja visível no Google, ele deve ter uma ótima estratégia de SEO:

  1. Produção de conteúdo otimizado para os mecanismos de pesquisa e os usuários humanos;
  2. Site responsivo;
  3. Excelente tempo de carregamento;
  4. Links internos;
  5. Backlinks.

No momento de propor uma página em resposta à demanda de um usuário, o Google privilegia os sites que respondem aos critérios de Seo Search Engine Optimization.

Logo, se seu site não atende essas diretrizes de qualidade, será muito difícil que ele seja visível na página de resultado.

Site penalizado pelo Google

As penalidades do Google podem também ser outra resposta para meu site não aparece no Google, o que ocorre principalmente quando você adota práticas chamadas de Black Hat SEO:

  1. Backlink falso;
  2. Excesso de palavras-chave;
  3. Cópia de conteúdos;
  4. Cloaking, que é conteúdo diferente segundo o visitante.

Se seu site é penalizado pela utilização dessas técnicas, isso pode levar a uma perda de posição ou desindexação.

Nos dois casos, seu site perde visibilidade e pode desaparecer das primeiras páginas de resultado.

Quando isso acontece, é necessário aplicar uma série de ações para colocar seu site dentro das normas.

Para melhorar suas chances de ser novamente visível, é importante entender como o Google funciona.

Como o Google funciona?

Para que um site apareça na página de resultado do Google, o robô do motor de busca (Googlebot) deve conhecer seu conteúdo.

Isso envolve um processo muito complexo, composto de duas grandes etapas:

1.A etapa do crawl do Google

Nesse primeiro passo, o Googlebot descobre seu site e procede ao crawl, ou seja, o robô explora todas as páginas do site e recupera seus conteúdos.

Ao chegar na página, ele verifica a estrutura e a pertinência das informações graças ao título, H1, H2, H3…

É como se fosse uma leitura pelo robô, e ele reúne os dados e segue os links internos para chegar nas outras páginas.

2.Indexação

Nessa etapa, todas as informações coletadas são arquivadas nos servidores da gigante americana.

Durante esse processo, os dados recuperados de cada uma de suas páginas são organizados e classificados no index do Google.

Portanto, é após o tratamento e a integração de uma página neste arquivo que é possível que ela apareça nos resultados de pesquisa.

Caso contrário, ela não será visível pelos internautas.

4 dicas para fazer meu site aparecer no Google

Agora que você entendeu os principais motivos pelos quais meu site não aparece no Google, veja algumas dicas práticas para resolver esse problema e tornar suas páginas visíveis nas SERP:

Ter certeza de que seu site está indexado

Se seu site não está aparecendo no Google, não significa obrigatoriamente que ele não está no seu index.

Pode se tratar de um posicionamento ruim nos resultados de pesquisa, mas verifique se sua plataforma está indexada.

É a primeira coisa a fazer antes de começar a adotar as correções necessárias.

Utilize o Google Search Console para lhe auxiliar.

Melhorar seu SEO

O SEO é um fator indispensável para que um site apareça nos motores de busca, pois permite obter um melhor posicionamento e ter mais visibilidade.

Para melhorar esse fator e tornar-se visível no Google, você deve trabalhar vários elementos:

1.Otimize o SEO onpage do seu site

O SEO onpage refere-se principalmente aos links internos, o aspecto técnico do site, o design, a rapidez de navegação…

Quanto mais esses elementos forem otimizados, mais chance tem seu site de aparecer nos resultados de pesquisa.

O ideal seria pedir a ajuda de um especialista em SEO para fazer uma avaliação do que pode estar acontecendo e adotar as estratégias corretas de marketing digital.

2.Integre conteúdo de qualidade

O conteúdo é um dos principais pilares da visibilidade na internet.

De fato, a qualidade do conteúdo é uma métrica importante que o Google considera no momento de indexar e posicionar as URLs.

Portanto, para que seu site apareça na primeira página, é indispensável publicar artigos qualitativos nas suas páginas, os quais devem responder às necessidades dos usuários assim como ser pertinentes aos olhos do Google.

Apenas preste atenção na hora de escolher as temáticas dos seus textos, bem como as palavras-chave.

3.Backlinks de qualidade

Uma das melhores maneiras de fazer aparecer um site no Google, é aumentar sua popularidade na internet.

Assim, quanto mais seu site obtém backlinks, mais ele inspira a confiança do Google, e ele não pensará duas vezes para melhorar sua classificação.

Para isso, seus backlinks devem vir de sites que falem de um tema parecido com o seu e bem contextualizados.

Se você está se perguntando como obter esses backlinks de qualidade, uma dica é compra de backlinks de qualidade e contextual, de preferência vindos de sites com alta autoridade.

4.Melhore a experiência do usuário

Desde 2015, a experiência do usuário tornou-se um critério de ranqueamento no Google.

Nesse sentido, não basta a otimização técnica para ser visível nas páginas dos resultados, mas é crucial oferecer a melhor experiência do usuário.

Conclusão

Entendendo os principais motivos pelos quais meu site não aparece no Google, você pode começar a avaliar qual o problema que pode estar acontecendo.

E depois de identificado o problema, o que pode ser apenas em algumas páginas, com todas as dicas passadas aqui, quando menos imaginar, seu site estará na primeira página do Google!

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Agência de SEO QMIX Digital
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A QMIX Digital é uma agência de marketing digital com foco em SEO. Nossa metodologia de trabalho consiste na busca por resultados que convertam em lucros aos nossos clientes. Nosso principal alvo é colocar sites na primeira página do Google.

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