

Dentro do marketing digital, há uma série de questões das quais você precisa ficar atento e conhecer. Mas, como as tarefas são várias, acaba se tornando um tanto difícil administrar todas elas.
É por essa razão que há algumas ferramentas que visam facilitar esse trabalho. Por meio delas, além de otimizar tempo, é possível deixar tudo com ainda mais capricho.
Dentro desse contexto, é normal com que algumas pessoas se perguntem sobre o que é o Google Search Console e como utilizar a seu favor.
Afinal de contas, se você costuma subir ou gerenciar muitos projetos dentro da plataforma, não há nada mais válido do que usar as ferramentas que ela própria dispõe, certo?
Então, é normal querer saber sobre o que é o Google Search Console e como utilizar a seu favor em seus projetos.
Hoje em dia, essa é uma ferramenta que possui muitos recursos interessantes, sendo que diversas pessoas usam para poder alavancar os seus resultados.
Essa ferramenta é capaz de mostrar uma série de informações sobre um determinado site, fazendo com que o webmaster possa consertar alguns problemas.
Sendo assim, não há como negar que essa é uma plataforma da qual você precisa aprender a usar, até mesmo para conseguir resultados cada vez melhores.
Portanto, se você quer saber mais sobre o que é o Google Search Console e como utilizar a seu favor, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito.
O que é Google Search Console?
Em suma, o Google Search Console é uma ferramenta gratuita que o próprio Google oferece. O intuito é facilitar a administração de sites na internet.
O intuito de sua criação foi justamente para que fosse possível acompanhar a visibilidade das páginas do mecanismo de busca.
Falando de maneira mais direta, essa ferramenta permite avaliar as páginas indexadas, se há algum erro ou se está aparecendo da forma correta para os possíveis clientes.
A partir do Google Search Console, você consegue mapear e medir a eficiência do site dentro dos motores de busca.
Sendo assim, trata-se de uma ferramenta que auxilia em todo o processo de desenvolvimento de estratégias de SEO.
Assim, ele permite identificar problemas, otimizar seu site e ainda desenvolver estratégias que sejam cada vez mais eficientes.
Há um tempo atrás, essa ferramenta se chamava “Webmaster Tools”, mas resolveu adotar outro nome para indicar que é uma plataforma que todos podem e devem usar, e não apenas os webmasters.
Para poder começar a analisar as páginas do seu site, tudo o que você precisa fazer é apenas acessar o serviço e logar na sua conta do Google. A partir de então, é só informar um site que deseja rastrear.
Como o Google Search Console funciona?

É fundamental saber como o Google Search Console funciona, haja vista que ele detém uma série de funções que de fato podem ajudar a monitorar o seu site.
Dessa forma, você consegue encontrar os devidos problemas e solucionar o quanto antes. Falando de forma geral, as suas funcionalidades tem certa ligação com as técnicas de SEO e experiência do usuário.
Sendo assim, o Google Search Console permite que você não apenas possa desenvolver estratégias, mas também contribuir para o marketing digital e ainda melhorar o desenvolvimento de sites.
A ferramenta ainda oferece informações detalhadas sobre como o buscador faz o rastreio e indexa as páginas de seu site.
Tudo isso vai ajudar os usuários a serem cada vez mais assertivos, seja ao atualizar ou criar alguma página para os mecanismos de busca.
Além de tudo isso, ao usar o Google Search Console, você ainda pode ter acesso as seguintes funções da ferramenta:
- Fontes de tráfego;
- Público que acessa a sua página;
- Resultados de pesquisa;
- Melhoria nas estratégias de backlinks;
- Alterações de SEO;
- Impulsionamento de linkagem interna;
- Identificar e corrigir defeitos no código HTML;
- Alertas sobre o que precisa alterar;
- Identificar sites que linkam para a sua página etc.
Essas são apenas algumas das funções que o Google Search Console detém, mas saiba que há vários outros recursos úteis dos quais você pode se aproveitar.
Como usar o Google Search Console?

Como o Google Search Console possui diversas funções, é normal que você fique na dúvida sobre como usar essa ferramenta de SEO para otimizar o seu site.
Sendo assim, entender melhor sobre como funciona cada opção do menu com certeza irá facilitar a leitura da página.
É dessa forma que será possível aumentar o ranqueamento e ainda impulsionar a qualidade do seu site. Então, dentre as funções do Google Search Console e como usar, podemos citar os seguintes:
Desempenho
O índice do Google Search Console ainda é capaz de criar um relatório de desempenho, o qual possui dados específicos sobre o tráfego do site,
Além disso, também oferece alguns detalhes de páginas, localização dos usuários e as suas impressões. É nessa aba também que você terá acesso às seguintes funções:
Resultados de pesquisa
É através dessa seção que você vai conseguir selecionar para analisar:
- Palavras-chave;
- Páginas;
- País;
- Dispositivo;
- Um aspecto.
Trata-se de uma excelente funcionalidade, haja vista que ela permite identificar melhorias em uma página de conteúdo.
Fora isso, a partir do momento que se verifica o desempenho de uma página, também é possível entender melhor se o posicionamento caiu e quais palavras relacionadas é que receberam mais impressões e cliques.
Discover
Essa é uma aba que serve para ter uma visão mais geral do desempenho de todas as suas páginas de sua propriedade.
Dessa forma, você consegue visualizar em qual página precisa focar para que gere ainda mais resultados positivos.
Notícias
Por meio do Google Search Console, você ainda consegue averiguar o desempenho da sua página no Google Notícias.
Essa ferramenta é capaz de apontar quais são as matérias presentes em seu site que ganharam um certo destaque no app.
Para conseguir detalhes ainda maiores, você pode usar outras ferramentas, como o Google Analytics, por exemplo.
Outras métricas disponíveis são os cliques até a página, impressões de links e a taxa de cliques média (CTR) média para a publicação.
Índice
Em “Índice” você irá encontrar as páginas que já foram indexadas pelo Google e aquelas que ainda não foram.
Para que a sua página possa aparecer sempre que alguém fizer uma busca, é vital que a página esteja otimizada.
Isso quer dizer que o rastreador do Google deve conseguir acessar para então analisar sem qualquer dificuldade.
Além disso, é na seção “Índice” que você também consegue observar o que está causando esse erro no rastreio das páginas.
Cobertura
Dentro dessa aba, você consegue ver o desempenho do Google na indexação das páginas do seu site, quantas e quais delas estão sendo listadas para aparecer aos usuários durante uma busca.
Além disso, também aparecem detalhes sobre os tipos de erros, tais como página não encontrada (404), erro no servidor ou se há algum direcionamento incorreto.
Sitemap
É através do sitemap que você pode criar, organizar e analisar todo o mapa do seu site. Dessa forma, torna-se possível melhorar aquilo que for necessário.
Por consequência, isso irá agilizar todo o processo de indexação das suas páginas.
Remoções
Já na aba de “Remoções” é onde você consegue remover uma página do seu domínio dentro das pesquisas do Google.
No entanto, você pode tanto bloquear por um determinado período de tempo como para sempre, até decidir colocá-la de volta.
Experiência
Os relatórios de experiência possuem alguns dados que se relacionam ao acesso de pessoas no seu site, bem como quais impressões delas se comparado a algum outro website.
Experiência na página
Através dessa aba, é possível entender um pouco melhor se a sua página é acessível, por exemplo.
Além disso, os indicadores mostram o que é preciso fazer para causar melhorias, já que esclarece quais ajustes precisam ser feitos.
Principais métricas da web
As principais métricas da Web tem uma certa relação com a experiência do usuário, mas também trazem alguns insights.
Fora isso, ela ainda aponta o desempenho do site para poder corrigir algumas das experiências que possam ser negativas ao público.
Essas métricas incluem coisas como o tempo entre a primeira interação do usuário com a página e a velocidade do carregamento do site.
Nesse último caso, você pode usar de apoio outras ferramentas, como o Pagespeed Insights, por exemplo.
Facilidade de uso em dispositivos móveis
Trata-se de uma aba de grande importância, em especial devido ao fato de a grande maioria das pessoas usarem dispositivos móveis para navegar pela internet.
Sendo assim, através dessa aba você vai ter algumas dicas sobre como deixar o seu site cada vez mais “phone friendly”.
Ou seja, maneiras de manter o seu site mais acessível e responsivo para diversos dispositivos, em especial tablets e celulares.
Melhorias
Já na seção de “Melhorias”, todas as informações têm como intuito oferecer dados para que seja possível ter páginas mais completas.
Indicadores de localização atual
Dentro dessa aba, é possível ter o “caminho” de acesso dentro do seu site, bem como quais páginas já foram clicadas.
Além disso, também é possível saber como foi o trajeto de link. É uma informação bem importante, haja vista que é mais fácil de entender o comportamento do usuário.
Caixa de pesquisa de sitelinks
Trata-se de uma aba que apresenta uma caixa de pesquisa dentro de um resultado que já foi exibido nas buscas do Google.
A partir dela, o usuário pode fazer pesquisas direto em seu site ou aplicativo, algo muito mais prático de ser feito.
Como usar o Google Search Console a seu favor?
Como essa ferramenta tem muitas funções, é normal que você sequer saiba por onde começar. Por isso, abaixo iremos dar algumas dicas para usar o Google Search Console a seu favor.
Verifique o Google Search Console com frequência
Quer saber como o seu site é indexado? Então a melhor coisa a se fazer com certeza é verificar na ferramenta com certa frequência.
É dessa forma que você também fica por dentro de mudanças possíveis problemas de segurança e ainda ter certeza se os seus esforços com SEO estão surtindo efeito positivo.
Rapidez para agir
De nada adianta ter uma ferramenta que mostra possíveis problemas e alterações que você precisa fazer se não agir logo, certo?
Por isso, sempre que se deparar com qualquer queda no desempenho, erros ou algum tipo de problema, é essencial agir logo para tomar as devidas providências.
Quando você corrige possíveis falhas com rapidez, pode-se evitar que o seu site não seja encontrado e ainda otimizar a sua posição no Google.
Mantenha-se atualizado
Tenha em mente que o Google lança atualizações de forma constante, onde há novas práticas que você deve seguir para se manter no topo.
Todas essas diretrizes irão guiar para manter uma excelente estratégia de SEO. No entanto, sites que não seguem essas mudanças podem sofrer penalizações no ranqueamento.
Em vista disso, é de grande importância se manter sempre atualizado em relação a todas as novidades do Google. Dessa forma, será possível evitar com que o seu site enfrente problemas.
O que você achou disso?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.