height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=916374959502345&ev=PageView&noscript=1" /

O que é Release e quais são os 4 tipos mais importantes

O que é Release

Se você atua na área da comunicação, então é de grande importância ficar atento a respeito dos conceitos dessa área. Por isso, muitas pessoas se perguntam sobre release o que é.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre release, mas será que entende de fato o que isso quer dizer ou mesmo qual é a sua importância?

Em suma, trata-se de uma ferramenta que surgiu no começo do século XX, durante a época em que a mídia ainda era jornal de papel.

No entanto, mesmo com a digitalização das coisas, o release não deixou de ser menos importante, mas bem pelo contrário.

O release continua sendo uma forma bem relevante de fazer a divulgação de empresas, por exemplo.

Então, se você tem uma empresa ou trabalha na área da comunicação, é de grande importância entender sobre os detalhes que permeiam esse assunto.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre release o que é, a sua importância, tipos e como escrever um de sucesso. Confira!

O que é release? 

Em suma, o release é uma palavra em inglês, que vem do verbo “to release”, que quer dizer algo como “lançar” ou “liberar”.

No entanto, como substantivo, é possível traduzir como “lançamento”, e é mais ou menos esse significado que você deve focar.

Essa palavra também é uma forma abreviada de se referir ao “press release”, que é um tipo de ferramenta de comunicação muito comum na atividade de assessoria de imprensa.

Em sua maioria, trata-se de um texto escrito por um profissional de relações públicas ou jornalista, onde o intuito é promover algum ocorrido da empresa que pode ser útil para os veículos de imprensa.

A imprensa é o foco de um release, uma vez que o intuito é que esses veículos de comunicação possam divulgar tais acontecimentos de um negócio.

Pode ser desde o lançamento de um serviço ou um novo produto como a realização de algum evento, promoção ou abertura de uma filial.

Fazer um release é fundamental para que a ação de uma determinada empresa se torne mais reconhecida.

Mas, para que isso ocorra, o texto precisa ter um formato mais específico, a fim de fazer com que os jornalistas possam se interessar por ele.

É dessa forma que se torna possível aumentar as chances de a sua empresa aparecer, de forma orgânica, em revistas, jornais, sites etc.

Ou seja, nada mais é do que um tipo de estratégia em que se torna possível aparecer na mídia, sem ter que pagar por isso.

Release QMix
Release QMix

Qual é o papel de um release?

Os releases devem ser usados como uma ferramenta de comunicação. Afinal de contas, esse é o seu papel há mais de 100 anos, desde 1906.

Esse foi o ano em que Ivy Lee desenvolveu essa ferramenta, considerado o pai das relações públicas modernas.

E, até os dias de hoje, segue sendo um recurso de vital importância para que seja possível divulgar as principais informações de organizações e empresas.

Os releases são úteis tanto para assessorias de imprensa quanto por departamentos de comunicação e marketing.

Afinal de contas, essa é uma excelente forma de obter mídia espontânea nos veículos de comunicação.

O intuito é o de apresentar pautas novas, além de facilitar um pouco o trabalho de jornalistas que trabalham na redação.

Mesmo porque os releases apresentam informações que são relevantes, organizadas e confiáveis, haja vista que o intuito é que virem notícias.

Um release pode se tratar do lançamento de um determinado produto, serviço ou demais ações que a empresa pretende fazer.

Essa é a razão pela qual é importante que um release seja escrito dentro de um padrão, seguindo um formato jornalístico.

Quais são os tipos mais comuns de release?

Não basta apenas saber release o que é. É importante que você entenda também quais são os tipos, até para que possa redigir da maneira certa.

Esse é um meio de comunicação que exige a aplicação de técnicas corretas, para garantir que tenham os efeitos esperados.

Sendo assim, para manter o comunicado de imprensa mais efetivo, há alguns tipos de release que você deve escolher. Dentre eles, citamos os seguintes:

Tipos de Release
Tipos de Release

Release padrão

Como o próprio nome sugere, trata-se do formato mais conhecido. Por isso, é comum para chamar a atenção para algum fato que tenha relação com a empresa.

No entanto, deve ser algo que desperte o interesse do jornalista, que irá gerar cobertura online e offline também.

No caso do release padrão, é fundamental que tenha o maior número de informações sobre um determinado assunto.

Porém, essas informações devem ser úteis, mas de forma clara, objetiva, com dados, aspas de entrevistados, fotos e vídeos.

Release dirigido

É bem semelhante ao padrão, mas tem a diferença de ser focado em atingir jornalistas de um determinado nicho ou veículo.

Ou seja, ele tem como foco chamar a atenção de um profissional exclusivo da imprensa. Esse tipo é mais comum quando se trata de algum feito mais relevante.

Em vista disso, é vital que ele seja de alta qualidade, até mesmo para que possa chamar a atenção do jornalista em questão, a fim de que ele queira divulgar a pauta.

Release de evento

Nada mais é que um tipo de release mais comum quando a empresa vai lançar algum novo produto, serviço, promoção ou até organizar algum evento.

Ou seja, é todo aquele tipo de ação que tem um período específico para acontecer. Por isso, é preciso pensar no timing perfeito.

Sendo assim, é preciso fazer um planejamento, a fim de que seja possível enviar o comunicado à imprensa o quanto antes.

Dessa forma, quando ocorrer a publicação, o público geral terá um certo tempo para poder se organizar e comparecer no dia correto.

No entanto, o release de evento precisa ter um serviço em separado, o qual deve constar hora, local, data, credenciamento ou se haverá transmissão ao vivo.

Release editorial

O release também pode ser muito útil nos momentos em que é preciso gerenciar crises. Em momentos como esse, a imprensa também pode ser útil.

E esse é o intuito do release editorial. Por meio dele, a empresa, através de um porta-voz, consegue se posicionar a respeito de um determinado assunto ou ocorrido.

Como é algo mais pessoal, esse tipo de release costuma ser feito em primeira pessoa. Afinal de contas, o intuito é destacar a opinião da empresa sobre a situação em específico.

Como estruturar um bom release?

Para que você possa redigir um bom release, é preciso ter cuidado desde o primeiro parágrafo. Mas quais cuidados é preciso ter?

Para aumentar as chances de o profissional ler o seu release e usá-lo como base para uma matéria, é vital que você construa um texto objetivo.

Ou seja, o jornalista precisa ler e compreender com facilidade. Afinal de contas, esse é um profissional que tem várias obrigações durante o dia.

Então, imagine a quantidade de e-mails que esse profissional recebe todos os dias. Sendo assim, você precisa saber o que fazer para se destacar

Certo, mas qual é a melhor maneira de estruturar o seu release? Dentre as nossas dicas, citamos as seguintes:

Atenção à relevância da pauta

Tenha em mente que os jornalistas trabalham para divulgar novidades que sejam de fato relevantes para as pessoas.

Por isso, não deixe que a sua novidade esfrie para enviar aos veículos de comunicação. No entanto, o assunto deve ser de interesse do público.

É por essa razão que você precisa avaliar se a sua pauta tem alguma relação com a editoria que o jornalista trabalha.

Afinal de contas, até pode ser que a sua pauta seja relevante. Mas, se não tiver ligação com a editoria, é bem difícil que haja divulgação.

Responda aos 5 W do jornalismo

Os 5 W é uma técnica que todo jornalista conhece, mas que também é importante ao produzir um release.

Cada “W” se refere a uma pergunta que você deve responder. O ideal é responder logo no primeiro parágrafo do seu texto.

Além disso, cada W provém do inglês, sendo que eles querem dizer o seguinte:

  • What (o quê?);
  • Who (quem?);
  • When (quando?);
  • Where (onde?);
  • Why (por quê?).

A técnica de responder às perguntas logo no primeiro parágrafo se chama “pirâmide invertida”. É isso que irá fazer com que o jornalista tenha mais interesse em ler e publicar o seu release.

Após responder essas perguntas, você pode sim começar a se aprofundar um pouco mais nessas informações.

Nesse caso, o ideal é usar fontes relevantes, dados e citações dos executivos da sua empresa, também.

Agora, em relação ao tamanho do texto, não há um limite exato. A hora de parar é quando você não tem mais nenhuma informação que seja relevante para escrever. Apenas tenha cuidado para não ser muito prolixo.

Título

O texto deve ter um excelente título, haja vista que é o primeiro contato que o jornalista e os demais leitores terão com o texto.

Além disso, também é o seu título que irá fazer com que o jornalista abra ou não o seu e-mail. Portanto, busque ser o mais objetivo possível, usando ordem direta.

No entanto, tenha cuidado para que o título tenha conexão com o que você está apresentando no release. Eles devem ter ligação.

Não se esqueça que o principal canal de distribuição de um release é o e-mail. Então, o curto precisa ser curto, com cerca de 50 caracteres.

Otimização para mecanismos de busca

Sim, esse é um outro cuidado que você deve ter. Afinal de contas, hoje em dia os conteúdos não são publicados apenas em jornais impressos, mas também os digitais.

Em vista disso, é interessante que você use algumas técnicas de SEO, como incluir palavras-chaves nos locais apropriados dentro do seu artigo.

Informações de contato

Todo release deve ter informações de contato, até mesmo para que seja possível que o jornalista entre em contato.

Dessa forma, se ele se interessar pela pauta, mas tiver alguma dúvida, ele pode entrar em contato para obter maiores informações.

Envie o release para os jornalistas certos

Um grande erro é disparar os releases para todos os jornalistas que se conhece, mas não deve ser dessa forma.

O ideal é segmentar as suas mensagens, a fim de que possam chamar a atenção dos profissionais corretos.

Procure por jornalistas que você sabe que tem certa propensão a gostar do assunto e que a editoria tenha uma relação com a sua pauta também.

Outra boa prática é personalizar uma mensagem, onde você deve escrever antes do texto, para cativar ainda mais o profissional que irá ler o release.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX

Editorial QMIX

Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.