SEO OFFPAGE: o que é e como fazer SEO OFF PAGE no meu site?

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Diferentemente do SEO On Page, que tem o objetivo de otimizar as páginas do próprio site, o SEO Off Page, é para otimizar o site com base em elementos externos.

E mesmo aplicando as técnicas do SEO Off page, é essencial continuar com o On Page, pois isso é que vai fazer com que outros sites apontem o seu como relevante.

No entanto, para que os resultados aconteçam, existem técnicas específicas, com o objetivo de tornar seu site uma referência.

E é justamente isso que vamos mostrar aqui. E se você quer que seu site seja bem posicionado nos mecanismos de pesquisa, com certeza todas essas dicas vão ajudar bastante.

O que é SEO Off Page?

Antes de aprender as técnicas, vamos entender mais o conceito de SEO Off Page.

De uma forma bem simples: é um conjunto de técnicas de otimização que se baseiam em backlinks direcionados ao seu site, ou seja, links externos, mostrando ao Google que seu site é uma autoridade na área.

O ideal é que o SEO Off Page seja usado em conjunto com o SEO On Page, pois, na verdade, um complementa o outro.

E a explicação é simples: a maior parte dos backlinks é obtido a partir dos conteúdos produzidos no próprio site, os quais podem ser otimizados através da aplicação do SEO On Page.

E por consequência, vai favorecer o posicionamento natural do seu site.

O que é SEO?

SEO é um dos pilares do marketing digital, uma vez que engloba técnicas para otimizar os conteúdos de um site para os mecanismos de pesquisa, principalmente o Google.

Tem como principal objetivo posicionar um site nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa, de preferência, na primeira página. 

Por isso, o SEO é fundamental para:

  • Ter mais visibilidade;
  • Atrair visitantes qualificados;
  • Aumentar a credibilidade;
  • Dar mais autoridade ao site.

E para otimizar um site, você vai usar o SEO On Page e o SEO Off Page, que juntos representam o SEO propriamente dito.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre SEO On Page, que são estratégias para otimizar cada página de um site para os mecanismos de busca. Por exemplo, inserir palavras-chave, criar um título atrativo, adicionar links internos, etc.

Já o SEO Off Page se refere a todas as ações vindas do lado de fora do seu site, e talvez você se pergunte: por que isso é importante?

Qual é a importância do SEO Off Page?

Em primeiro lugar, qual é o principal papel dos motores de pesquisa? Mostrar os melhores resultados no momento em que uma pessoa faz uma pesquisa na Internet.

Para ter seu site na primeira página do Google, a plataforma usa algoritmos, que ficam guardados a sete chaves.

O que sabemos é que o Google usa mais de 200 critérios na hora de classificar os sites, por exemplo, a popularidade e autoridade de um site.

Além disso, essa análise é diária, e novamente, para entregar ao internauta exatamente o que ele está procurando.

Quando falamos em popularidade de um site, você sabia que é medida com base nas referências que ele tem em outros sites?

Assim, quando um outro site aponta o seu em algum dos seus conteúdos, é um indicador que o seu conteúdo é de qualidade e querem compartilhá-lo com seu público.

Alguns se referem a isso como um voto de confiança.

Lembrando também que esses outros sites, por meio de backlinks, ou seja, links direcionados ao seu site, buscam também maior visibilidade.

Dessa forma, vamos supor que você acesse um site e se interessou pelo conteúdo. Ao mesmo tempo, esse site faz referência a um conteúdo do seu site.

Como você gostou do que leu, naturalmente vai clicar nesse link para querer saber do que se trata.

E essa é uma das principais funções do SEO Off Page, gerar mais tráfego para o seu site através de uma ação externa, daí o nome Off Page – Fora da Página.

Por outro lado, essa conexão com outros sites, mesmo que não gere backlinks, ajudam na otimização.

Se você ainda está em dúvida se vale a pena ou não aplicar o SEO Off Page, separamos, a seguir, as principais vantagens.

Conheça as principais vantagens do SEO Off Page

Quando o seu site é mencionado em outro, mostra que é uma autoridade naquele determinado assunto.

E quais as vantagens?

  • Gerar mais tráfego a partir da análise dos mecanismos de pesquisa: isso acontece porque os algoritmos dos mecanismos de pesquisa levam em consideração o número e a qualidade dos backlinks;
  • Gerar mais tráfego a partir da exibição de seus links: cada link inserido em um outro site aumenta a chance de ser clicado. É como se você pegasse um pouco do tráfego de todos esses sites;
  • Aumentar sua autoridade e credibilidade: quanto maior a confiança, mais o site receberá recomendações;
  • Melhorar sua classificação nos motores de pesquisa: o número de visitas aumentará naturalmente e assim, você poderá construir uma comunidade fiel;
  • Aumento do PageRank: PageRank é uma nota de autoridade que vai de uma escala de 0 a 10, usada pelos algoritmos do Google;
  • Mais visibilidade: Quanto melhor a classificação, maior será a visibilidade nos resultados de pesquisa, aumentando a chance de conseguir backlinks grátis.

Além de todas essas vantagens, o SEO Off Page também ajuda a atrair um tráfego mais qualificado.

Como conseguir backlinks

Como você viu acima, um dos critérios utilizados pelo Google para o posicionamento de um site é a quantidade e qualidade dos backlinks, que são links de outros sites apontando para o seu.

Mas o que é um backlink de qualidade?

Antes de tudo, bons backlinks não significam apenas uma grande quantidade de links, mas antes de tudo, links de boa qualidade.

Na verdade, pouco importa o número de links que apontam para o seu site, o importante é de onde vem esses backlinks.

Por exemplo, um único link vindo de um site de alta autoridade tem um peso muito maior do que vários backlinks vindo de diversos sites de menor relevância.

Com o SEO Off Page, seu objetivo será conseguir links de sites com forte autoridade.

E talvez você se pergunte: como conseguir backlinks de qualidade?

É só produzir conteúdos úteis e pertinentes que outros sites se interessem em querer citar em seu próprio conteúdo.

Confira, a seguir, como fazer uma análise de backlinks.

Como fazer uma análise de backlinks?

Analisar seus backlinks é, antes de mais nada, avaliar a quantidade e qualidade de links que estão entrando no seu site. 

Um bom link vai ajudar a melhorar seu posicionamento, no entanto, um volume muito grande de links ruins pode inclusive causar uma penalização por parte do  Google.

E é justamente para evitar esse efeito negativo para o seu site, que é fundamental avaliar a qualidade de todos os links direcionados para o seu site.

Uma outra dica é dar uma olhada nos backlinks de seus concorrentes, pois pode ajudar você mesmo a avaliar os seus ou criar outros que impactem mais positivamente no seu posicionamento.

Talvez você ache isso tudo um pouco complicado, mas quando começar a aplicar na prática, verá que não é tão difícil assim.

Como funciona na prática?

Quando se trata de atrair um tráfego qualificado, o primeiro passo é se colocar no lugar do seu cliente ideal.

Agora, para ganhar tempo, pesquise quais sites o seu cliente ideal se conecta com mais frequência.

Chegou o momento de colocar em prática, e o que fazer?

1.Produzir conteúdos de qualidade

Quando você produz conteúdos de qualidade e que agregam valor, as chances são que sejam compartilhados.

Um bom texto não apenas gera mais tráfego, mais credibilidade e autoridade, mas também desperta o interesse de outros sites em querer compartilhar seu conteúdo.

2.Entre em contato com blogueiros

Não estamos querendo dizer para enviar centenas de e-mails solicitando que insiram o seu link.

Em um primeiro momento, construa uma relação forte e mostre o quão o seu conteúdo pode interessar aos leitores dele.

Comece ajudando antes de pedir qualquer coisa em troca.

3.Promover o conteúdo em redes sociais

O conteúdo promovido em redes sociais também é uma forma de conseguir backlinks.

Embora as redes sociais não interfiram na posição de um site nos mecanismos de pesquisa, elas ajudam a alcançar potenciais clientes.

E se você entregar um conteúdo interessante, vai receber mais comentários e compartilhamentos.

4.Guest posting

É uma outra técnica cujo princípio é convidar alguém para escrever um artigo para seu blog.

Hoje em dia, é uma técnica muito usada porque se baseia na relação ganha-ganha entre as partes envolvidas, ou seja, você também pode oferecer um conteúdo para o site do parceiro.

Lembrando que esse conteúdo deve vir com um link direcionando para o seu site, e sempre tendo relação com o tema que você aborda no seu blog ou site.

5.Encontre parceiros confiáveis

Busque  por parceiros que tenham uma audiência e uma atividade parecidas com a sua.

É importante também que o site tenha autoridade, e assim, o Google identifica sua relevância e por consequência, o seu também terá.

6.Link Building

Link Building é o fato de aumentar o número de links que são direcionados para o seu site.

O objetivo dessa estratégia é promover um site, melhorar sua notoriedade, visibilidade e sua classificação nos motores de busca.

7.Influenciadores

Um influenciador é uma pessoa que tem uma influência  no seu nicho de mercado.

Geralmente tem um blog muito popular, e na maior parte do tempo, compartilham conteúdo em seu site ou postam nas suas redes sociais.

Você poderia oferecer seus produtos em troca de uma postagem no blog.

Esse é o momento de obter links de qualidade e de confiança. Além disso, pode ajudar a aumentar suas vendas.

Para quem está iniciando, é melhor começar com influenciadores menores, mas com uma audiência qualificada. E à medida que o negócio cresce, aí sim pode entrar em contato com influenciadores mais conhecidos.

8.Comprar backlinks

Hoje em dia, uma das estratégias mais utilizadas para gerar mais tráfego e aumentar a visibilidade de um site é comprar backlinks.

Na página comprar backlinks, você vai aprender tudo sobre como melhorar os resultados dos seus sites e elevar o desempenho dos seus conteúdos.

O Seo Off Page trabalhando em conjunto com um bom SEO On Page

Tenha em mente que não adianta trabalhar o SEO Off Page se você não aplicar as estratégias do SEO On Page.

Simplesmente porque é muito pouco provável que alguém clique num backlink que não transmita confiança.

Por exemplo, se o seu site está cheio de erros de ortografia, com informações desatualizadas e sem nexo, dificilmente vai conseguir um backlink de um site de autoridade.

Portanto, um bom SEO On Page tem uma influência direta no seu SEO Off Page.

Por que isso?

  • Quanto melhor posicionado nos resultados de pesquisa, mais pessoas clicam em seus conteúdos;
  • Quanto mais pessoas lerem o seu conteúdo, mais pessoas podem deixar  comentários em seus artigos;
  • E  quanto mais pessoas comentam seus artigos, mais você consegue backlinks.

Então, antes de começar a trabalhar o SEO Off Page, trabalhe seu SEO On Page. Isso porque ao otimizar cada página do seu site, fica muito mais fácil tornar-se referência para outros sites.

O ideal é conseguir backlinks de diferentes sites, desde que abordem a mesma temática que a sua.

Mas lembre-se: é melhor conseguir um backlink de um site de autoridade do que vários backlinks de sites que não têm nada a ver com o seu.

O melhor é que seu site alcance as primeiras posições naturalmente.

E quanto mais alta for a classificação do seu site, vai aumentar a visibilidade e atrair visitantes mais qualificados.

Como você viu, quando se trata de aparecer nas primeiras páginas do Google, você deve combinar as técnicas de SEO On Page e SEO Off Page, pois são complementares.

E ao obter uma melhor classificação, consequentemente, mais visibilidade e mais tráfego.

Agora, se você achar muito complicado colocar todas essas estratégias em prática, nós, da QMIX Digital, contamos com uma equipe capacitada para aumentar a visibilidade do seu site e assim, aparecer nas primeiras posições do Google.

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