

Você sabe o que é tráfego pago e orgânico? Se você está querendo saber como conquistar novos clientes e aumentar a sua receita, é importante conhecer esses dois conceitos.
Mesmo porque, para chegar nesse resultado, você precisa primeiro saber como tornar a sua empresa conhecida. E é nesse contexto que se torna necessário saber o que é tráfego pago e orgânico.
Porque, por meio de uma dessas estratégias do marketing digital, é possível fazer com que a sua marca se torne mais conhecida. Por consequência, maior será a aquisição de novos clientes e o número de vendas.
Mas, para fazer com que a sua empresa se torne mais conhecida e atraia visitantes, tanto o tráfego pago quanto o orgânico serão capazes disso.
Sendo assim, para entender melhor esse assunto e saber o que é tráfego pago e orgânico, é só continuar nesse artigo.
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico é uma série de estratégias onde o intuito é fazer com que os usuários cheguem até a sua página sem que haja um custo direto.
Ou seja, todas as visitas orgânicas irão chegar até o seu site por meio de pesquisas nos mecanismos de busca, como é o caso do Google, por exemplo.
Portanto, se uma pessoa digitar uma palavra-chave que corresponde a uma página sua, e ela tiver boas métricas, ela pode aparecer na primeira página.
Mas, caso isso não esteja acontecendo com você, o ideal é começar a investir em boas estratégias de marketing de conteúdo.
Isso acontece porque, através dele, você consegue produzir conteúdos mais bem otimizados, os quais irão ajudar com que outras pessoas encontrem a sua empresa com muito mais facilidade.
Entretanto, alcançar os primeiros resultados nem sempre é algo fácil, haja vista que requer a aplicação de algumas práticas de SEO, bem como:
- Uso correto de palavras-chaves;
- Conteúdo relevante e de qualidade;
- URL amigável;
- Meta tag description;
- Sitemap;
- Estruturação de conteúdos;
- Compra de backlinks etc.
No entanto, para conseguir tudo isso, você pode contar com o apoio de profissionais capacitados, uma vez que é um trabalho bem complexo de se fazer.
A Qmix Digital, por exemplo, é capaz de fazer com que o seu projeto comece a ter melhores resultados a médio e longo prazo através de um serviço de alta qualidade.
O que é tráfego pago?
Nesse tipo de tráfego, assim como o nome já sugere, você vai precisar investir um determinado valor para fazer com que os visitantes cheguem até a página da sua empresa.
Sabe quando você faz uma pesquisa por meio de algum mecanismo de busca? Antes dos primeiros resultados orgânicos, será possível notar a tag “Anúncio” em alguns deles.
Os sites que aparecem com essa tag quer dizer que tiveram de investir um valor para conseguirem esse resultado.
Então, o tráfego pago é uma forma de pagar para que pessoas qualificadas acessem a sua página onde você pode oferecer algum produto ou serviço.
No entanto, para manter uma taxa de visitantes mais constante, é vital manter sempre os seus anúncios ativos.
Como o tráfego pago é feito?
Agora que você já sabe o que é tráfego pago e orgânico, é interessante também saber como eles são feitos.
Em relação ao tráfego pago, pode ser utilizada uma série de técnicas e ferramentas para auxiliar a chegar em um resultado satisfatório.
E, dentre as opções para criar anúncios, podemos citar os seguintes:
1. Google Ads
Uma das formas de fazer com que o seu site ou blog tenha ainda mais tráfego, é por meio do Google Ads.
Essa é uma excelente plataforma porque permite com que o dono do site apenas pague quando alguém clica no anúncio, e não por exibição.
Além disso, o Google Ads permite que você faça alguns testes para as chamadas, os textos e o CTA. Ou seja, você consegue saber qual deles irá ter um desempenho melhor.
E, com base nisso, é só estruturar todos seus demais anúncios para a estratégia que está oferecendo melhores resultados.
Através de uma competição os anúncios do Google Ads disputam para aparecer tanto no mecanismo de busca quanto em sites parceiros do Google.
No entanto, a escolha tem como base o valor do lance e também a relevância de cada site, de acordo com os próprios parâmetros do Google.
Então, é interessante que você saiba que a classificação leva como base o Ad Rank, o qual é capaz de mensurar alguns fatores de relevância e qualidade de cada um dos anúncios.
Fora tudo isso, a ferramenta permite segmentar o anúncio para o seu público-alvo, o que permite criar mensagens distintas, de acordo com a necessidade.
2. Bing Ads
Trata-se de uma ferramenta bem semelhante à anterior, na verdade, mas para outro tipo de mecanismo de busca, o Bing.
Nesse caso, ele é administrado pela Microsoft, o qual atende os anúncios de pesquisas que são feitos dentro do seu buscador.
No entanto, essa ferramenta permite a integração com campanhas do Google Ads, sendo algo bem interessante. Então, é melhor ter essas duas ferramentas, a fim de ter resultados cada vez melhores.
3. LinkedIn Ads
O LinkedIn é a maior rede profissional de todo o mundo, a qual oferece espaço para atrair um público pago.
É uma alternativa altamente personalizável, sendo muito interessante para fazer a divulgação de serviços, em especial se o seu negócio for B2B
4. Taboola
Em relação ao Taboola, ele se mostra uma excelente ferramenta de publicidade nativa, isto é, com anúncios em formato de conteúdo recomendado.
5. Facebook Ads
O Facebook é uma das maiores redes sociais hoje em dia, haja vista que reúne um público gigantesco. Em vista disso, acaba se tornando uma excelente oportunidade para aumentar o número de visitantes do seu site.
O Facebook Ads permite que você crie anúncios com texto, fotos e vídeos, onde a campanha pode ser utilizada para direcionar para a sua empresa.
Trata-se de um tipo de mídia paga que oferece uma alta segmentação do público que irá visualizar o seu anúncio.
Afinal de contas, por meio do Facebook, você consegue fazer o uso de pixels, por exemplo, que consegue entender qual público é mais provável de clicar nos seus anúncios.
Agora, em relação ao pagamento dessa estratégia, é possível fazer tanto por número de cliques quanto por visualização.
Tráfego orgânico x tráfego pago
Esses são os dois tipos de tráfego, os quais são de grande importância dentro de qualquer estratégia de marketing digital.
Mesmo porque essas duas técnicas são capazes de fazer com que o seu negócio tenha os resultados dos quais você espera.
É claro que cada uma dessas estratégias tem as suas próprias vantagens e desvantagens mas, ainda assim, elas são excelentes formas de fazer com que o seu projeto conquiste o tão almejado resultado que deseja.
O que você achou disso?
Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 107
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.