

Para fazer com que o seu site obtenha bons resultados e possa posicionar melhor no Google, é de grande importância aplicar algumas técnicas.
Dentre todas elas, uma das que mais se destacam é a importância de investir em guest posts. Mas você sabe exatamente do que se trata?
Não há como negar que, para fazer com que o seu site tenha tráfego qualificado, é de grande importância ter conteúdos de alta qualidade e relevantes.
Manter esse padrão é vital para garantir o fluxo de visitantes em sua página. No entanto, você também precisa conquistar outras formas de atrair tráfego.
É nesse contexto que os guest posts se mostram uma excelente alternativa. Mas você sabe qual é a melhor forma de seguir com essa estratégia?
Dentro do marketing digital, essa é uma técnica muito comum, que praticamente todas as pessoas praticam.
Afinal de contas, sem os guest posts fica muito difícil de um site conquistar as primeiras posições dentro dos motores de busca.
Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre o que é guest posts, qual a sua importância e como escrever um. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!
O que é guest post?
O guest post é quando algum convidado escreve para o seu site ou blog. Ou seja, quando você permite que uma pessoa, que não é dono do seu site, publique algum artigo.
Nesse caso, você pode convidar um especialista de algum assunto que se relacione com o seu site para escrever sobre um determinado assunto.
Dessa forma, vai gerar ainda mais autoridade e confiança, haja vista que é um especialista que está falando sobre o assunto.
Vamos supor que você tem uma agência de tráfego pago e, em seu blog, convida um especialista em SEO para explicar um determinado assunto.
Se é uma pessoa que já tem certo nome no mercado, com certeza irá ajudar no crescimento do seu site, certo?
Por isso, não há como negar que essa é uma excelente estratégia de link building, já que irá contribuir para ambos os lados.
Qual é a importância dos guest posts?

É fundamental receber e enviar guest post por uma série de fatores. Então, se você acha que apenas o dono do blog é que pode publicar material, saiba que esse conceito já está ultrapassado.
Afinal de contas, os guest posts são excelentes para manter a publicação frequente de conteúdos em seu site.
Dessa forma, torna-se possível conseguir material inteligente, bem como manter o fluxo de publicação de postagens.
Dessa forma, acaba por aumentar cada vez mais a quantidade de visitas que o seu site irá receber, já que mantém o fluxo de publicações.
O guest post permite que a sua página possa conquistar ainda mais credibilidade junto ao target, haja vista que traz especialista sobre um determinado assunto.
Agora, dentre os demais motivos pelos quais você deveria começar a publicar guest posts, podemos citar as seguintes razões:
Divulgação maior do conteúdo gerado
A verdade é que, ao escrever guest posts para outros blogs e sites, você acaba conseguindo atingir um público mais específico que talvez não conheça o seu trabalho.
Então, é uma excelente maneira de tornar o seu site mais conhecido. A partir do momento que você passa a publicar conteúdos em outros ambientes, o seu público-alvo se renova.
Afinal de contas, o guest post permite que outras pessoas, que nunca tiveram contato com os seus serviços, possam conhecer o seu produto, serviço ou site.
Tudo isso acaba gerando melhores resultados, haja vista que as chances de conversão se tornam ainda maiores.
Melhor reconhecimento e posicionamento no mercado
Para conseguir uma boa posição dentro dos mecanismos de buscas, é de grande importância receber backlinks de qualidade.
E, a partir do momento que você investe seu guest post, acaba obtendo ainda mais credibilidade e melhor posicionamento no mercado sobre um determinado assunto.
Quando você publica em outros sites como sendo referência em determinado assunto, isso vai fazer com que a sua marca tenha ainda mais reconhecimento.
Isso quer dizer que o guest post não apenas gera tráfego, mas também possibilita a conquista de reconhecimento e autoridade.
Indicações
A depender da demanda, fazer guest posts também vai aumentar as possibilidades de conquistar alguma indicação em sites que têm rankings nos primeiros lugares nos sites de pesquisa.
Por consequência, vai tornar o seu projeto, marca, empresa, produto ou serviço ainda mais reconhecido, sendo indicado por gigantes do mercado.
Ou seja, tudo irá colaborar para que outras pessoas possam conhecer o seu produto e virar seu cliente, por exemplo.
Relacionamento com outros blogueiros
Hoje em dia, o networking é tudo. Por isso, conquistar, criar e fortalecer laços com colegas de profissão tem se tornado cada vez mais importante.
E, a partir do momento que você começa a trabalhar com guest post, outras pessoas passam a agregar valor em seu trabalho.
Ou seja, acaba construindo uma rede onde todas as pessoas têm o intuito de ajudar uns aos outros, de forma saudável.
Inclusive, esse tipo de relacionamento pode fazer com que você conquiste mais relevância em outras plataformas, como nas redes sociais.
Posicionamento nos motores de busca
Como todos os seus guest posts terão um link que apontam para o seu site, o Google passa a entender que o seu site é confiável e de qualidade.
Afinal de contas, o link é como se fosse uma referência. E as pessoas só referenciam aquilo que é de qualidade, certo?
Então, se os seus guest posts são de qualidade, isso vai fazer com que o mecanismo de busca entenda que vale a pena lhe posicionar nas melhores posições.
Como escrever um bom guest post?
Certo, você já entendeu que o guest post é de grande importância para os seus projetos, haja vista que ele aumenta o reconhecimento, autoridade e referência de um site.
Mas como começar a escrever guest post? Por onde começar? Por mais que seja uma excelente estratégia, não há como negar que é preciso fazer da maneira correta.
Escrever bons guests posts é de grande importância para lhe render bons frutos, mas a melhor maneira de fazer isso pode depender de alguns fatores.
Dizemos isso devido ao fato de que há sites que possuem algumas regras de publicação, onde é preciso ter um número X de palavras e seguir uma série de outras exigências.
Por isso, antes de começar a escrever, o ideal é entrar em contato com o site que pretende enviar o guest post, a fim de averiguar essa informação.
Mas, falando de maneira geral, alguns dos cuidados que você deve ter para escrever um bom guest post, são os seguintes:
Foque no conteúdo
Os guests posts fazem parte da estratégia de marketing de conteúdo. Então, diferente do que algumas pessoas pensam, essa não é uma ocasião para fazer alguma propaganda dos seus produtos ou serviços.
Na verdade, você precisa se focar em escrever algo que de fato irá gerar algum valor e audiência para o blog.
É claro que você pode incluir algumas informações sobre o seu site no artigo, mas o ideal é que seja tudo natural, de modo que agregue algo relevante para o leitor.
Como deve ser tudo muito sutil, procure ter uma linguagem um pouco mais neutra, de preferência que não fale na primeira pessoa.
Esse é o primeiro passo para fazer com que os seus artigos gerem resultados para você e para o dono do site.
Formate o texto como no resto do site
Tire um tempo para avaliar o site que você irá escrever, já que o ideal é que eles sigam o mesmo padrão, por assim dizer.
Todos os artigos usam negrito e itálico? Os textos constam com citações, intertítulos, bullet point ou imagens? Se sim, procure adequar esses elementos na formatação do seu texto.
Inclua links internos e externos
Não deixe incluir um link interno, que direcione o leitor para o seu site. Dessa forma, ele poderá se deparar com a sua marca e se tornar um seguidor.
No entanto, ao linkar para o seu site, tente fazer isso, com a máxima naturalidade possível e dentro de um contexto que faça sentido.
Além disso, você ainda pode colocar alguns links internos pois, dessa forma, o dono do blog irá notar que você se esforçou para criar um conteúdo que fosse útil para a sua audiência.
Dicas para publicar guest posts em sites importantes
A estratégia de conseguir backlinks se torna ainda mais eficiente quando você consegue receber links de sites importantes.
Mas, para que isso possa acontecer, é interessante que você tenha em mente algumas dicas que possam deixar esse processo ainda mais simples.
Então, dentre as principais dicas, podemos citar as seguintes:
Comece criando relação com os sites

Como já mencionado, a melhor forma de você conseguir publicar em sites importantes é criando uma rede de networking.
Mas como começar uma relação com outros sites? Há várias formas de fazer isso, mas o fato de apoiá-lo nas redes sociais, engajando e compartilhando, já é um bom começo.
Procure ser indicado
Quando você já tem boas relações com outras pessoas do nicho, pode ser que elas lhe indiquem para enviar um guest post para esses sites importantes.
Mas, para que haja a indicação, você precisa sempre fazer uma produção de conteúdo excelente, que de fato agrega em algo para o público.
Siga as instruções
Se o site que você quer enviar um guest post possui algumas instruções, não deixe de seguir. Afinal de contas, essa é até uma maneira de criar um laço de confiança.
Então, se da primeira vez você já seguiu todas as instruções, fica ainda mais fácil de conseguir novos guest posts no futuro.
Tenha material novo para apresentar
Quando você já tem um material para apresentar ao dono do site, fica um pouco mais fácil de aceitar a sua proposta.
Afinal de contas, ele consegue observar se você tem conhecimento sobre um determinado assunto para que possa publicar no site dele como sendo uma referência.
Crie um conteúdo maravilhoso
Procure escrever um conteúdo que seja devidamente otimizado para SEO, com palavra-chave, legibilidade e tudo mais que for possível.
Afinal de contas, se o guest posts que você produz, posicionam no Google, as chances desses sites quererem um artigo seu se tornam ainda maiores.
O que você achou disso?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.