height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=916374959502345&ev=PageView&noscript=1" /

O que são palavras-chave de cauda longa?

O que são palavras-chave de cauda longa

Você já parou para se perguntar sobre o que são palavras-chave de cauda longa? Cada vez mais tem sido necessário compreender essas questões.

Afinal de contas, existem diversos fatores de ranqueamento, os quais podem ajudar uma página a superar a concorrência.

Para tal, é preciso aplicar algumas estratégias de SEO, sendo que a escolha das palavras-chave é uma das mais importantes.

E é dentro desse contexto que se torna importante saber o que são palavras-chave de cauda longa, já que elas podem ajudar bastante a aumentar o tráfego do seu site. Dentro do marketing digital, há dois tipos de palavras-chave:

  • Cauda longa;
  • Cauda da cabeça.

O fato é que as duas possuem a sua importância, mas impactam de forma diferente os resultados do seu site.

Entretanto, a long tail é capaz de fazer com que o seu artigo pegue a primeira página do Google com muito mais facilidade.

Ou seja, isso acaba por aumentar tanto o tráfego quanto a conversão. Isso só acontece porque as palavras-chave de cauda longa possuem um baixo volume de busca.

Por consequência, torna-se mais fácil de conseguir boas posições. Sendo assim, entender sobre o que são palavras-chave de cauda longa e qual a melhor forma de adequar em seu planejamento é importante.

Afinal, irão gerar resultados mais rápidos e impactantes. Portanto, para entender melhor sobre o que são palavras-chave de cauda longa, é só continuar nesse artigo.

A QMix vai te ajudar a criar anúncios em toda a internet, a fim de que tanto os seus produtos quanto serviços se tornem mais vistos e, assim, vendam mais.

Afinal de contas, o que são palavras-chave de cauda longa?

As palavras-chaves de cauda longa é uma forma de aumentar o tráfego do seu site, já que é bem menos concorrida.

Em suma, a cauda longa se refere a um tipo de estratégia que visa buscar atingir diversas coisas que tenham baixa procura.

Ou seja, não procura trazer um grande volume de tráfego com poucos conteúdos, mas sim o completo oposto.

É possível representar a cauda longa como uma imagem de dinossauro, imaginando que ele está de pé e a sua cauda no chão.

Bem no topo, estão os termos mais genéricos, por assim dizer. Ou seja, possuem maior demanda, mas tem uma quantidade limitada.

Já a parte da cauda se refere a termos mais específicos, longos e com uma demanda muito menor, mas ainda assim relevante.

Na maior parte das vezes, no varejo, são os produtos que estão na cauda longa que geram melhores resultados.

O que são palavras-chave de cauda longa (long tail) e head tail?

Uma coisa que você precisa entender é a respeito dos tipos de palavras-chave, haja vista que cada uma procura conquistar resultados distintos.

Ao falar sobre marketing de conteúdo, não há como dissociar do objetivo de alcançar as primeiras posições do Google.

Mas, dentro dessa estratégia, a pesquisa de palavras-chave é algo vital, que deve fazer parte do processo. Nesse contexto, é preciso saber a diferença entre long tail e head tail.

Então, em relação as principais diferenças de ambos podemos citar as seguintes:

Cauda da cabeça

Na maior parte das vezes, as head tail são muito mais amplas, mas também tendem a serem mais básicas, também.

Isso quer dizer que as head tail tem o intuito de responder uma pergunta mais genérica, bem como: “o que é tráfego no marketing digital?

Por conta desse fato, esse tipo de palavra-chave acaba tendo um volume de pesquisas bem maior, o que quer dizer que a audiência é bem grande.

O fato de ter um volume de busca elevado, acaba por chamar a atenção de qualquer profissional do marketing.

Afinal de contas, tem uma grande capacidade de atingir diversos tipos de pessoas. Em contrapartida, o volume de buscas traz muita concorrência, tanto no tráfego pago quanto no orgânico.

Cauda longa

Cauda longa "long tail"
Cauda longa “long tail”

A palavra-chave de cauda longa pode ser chamada também de “long tail”, que é quando o usuário faz uma pesquisa mais específica.

Uma pessoa que procura ler sobre marketing, por exemplo, com certeza tem interesse em procurar sobre os assuntos que se relacionam ao tema.

Isso quer dizer que ele pode tentar encontrar uma agência de SEO, curso sobre a área ou até algumas técnicas que se referem a esse universo.

Sendo assim, ao fazer a produção de conteúdos para o seu blog, torna-se vital ajustar alguns termos. Dessa forma, permite com que o leitor possa encontrar o assunto em questão com mais facilidade.

Na prática, as palavras-chaves de cauda longa nada mais são que as variações de uma determinada palavra-chave principal dentro de uma estratégia.

Portanto, acaba por trazer maior eficiência no momento da busca. Essa é uma maneira de fazer um conteúdo de qualidade que se relacione melhor com o seu público-alvo.

As long tails não requerem tanto investimento, haja vista que a competição pela primeira página do Google é bem menor.

Por qual motivo investir na cauda longa?

A grande vantagem de usar as palavras-chaves de cauda longa nas suas estratégias é o fato de posicionar o seu artigo com muito mais facilidade no Google, levando tráfego orgânico para seu site e até backlinks de qualidade.

A pesquisa é um pouco mais demorada, mas só o fato de ter menos concorrência é um dos fatores que facilita com que texto chegue nas primeiras posições.

Outra razão para investir na cauda longa é o fato delas serem capazes de diminuir a taxa de rejeição do seu site.

Mesmo porque os leitores conseguem encontrar as respostas exatas para aquilo que estão procurando na internet.

Esse tipo de palavra-chave é responsável por trazer cliques mais qualificados para o seu site e, além disso, também são capazes de gerar maior retorno sobre o investimento.

Mas isso só se torna possível devido ao fato de que esse tipo de palavra-chave procura incentivar o leitor a ir até onde ele pretende chegar, através da melhor resolução para seu problema.

Ou seja, as taxas de conversão são maiores, já que podem induzir o leitor a comprar um produto ou apenas fazer o download de um material.

Quando usar a cauda longa?

Uma estratégia de marketing é bem variável, haja vista que nem sempre é pertinente utilizar. Por isso, além de saber o que são palavras-chave de cauda longa, deve-se saber o momento correto de utilizá-las.

Mas a verdade é que um bom profissional de marketing deve ser capaz de usar a cauda longa com uma certa frequência, em especial se você quer aumentar tráfego e gerar mais leads.

Portanto, procure ser o mais específico possível. Defina todos os assuntos que você pode retirar de uma head tail e, em seguida, escreva conteúdos que sejam mais diretos sobre o tema.

Além disso, saiba que fazer pesquisas para melhor escolha das palavras-chaves é vital. Dessa forma, você garante apenas o que é pertinente.

Quanto a esse respeito, é interessante que você saiba da existência de algumas ferramentas que podem facilitar esse trabalho.

Utilizá-las é vital para não basear as suas táticas apenas em achismos, mas sim em dados estruturados. Dentre as ferramentas, podemos citar as seguintes:

Keyword Planner

Trata-se de uma ferramenta que foi criada pelo próprio Google, o que torna os seus resultados ainda mais precisos.

Além disso, utilizar todos os seus recursos é um tanto quanto fácil, haja vista que detém uma interface bem intuitiva.

Apenas para ter uma noção, assim que criar uma conta, tudo o que você precisa fazer é apenas digitar o termo que tem em mente.

Em seguida, irão aparecer todos os dados relevantes sobre o termo, bem como o volume de busca e a competitividade.

SEMrush

Apesar de ser uma ferramenta russa, tem a versão em português e um banco de dados que é bem completo.

Além disso, trata-se de uma excelente alternativa para aqueles que querem fazer uma pesquisa mais profunda da palavra-chave.

Ao inserir o termo que quer pesquisar, irá aparecer diversas palavras-chave que se relacionam com o assunto.

Inclusive, nesses resultados, você vai poder ter acesso ao volume de busca e ao Custo Por Clique (CPC).

É um dado bem interessante para as pessoas que querem investir em mídia paga, por exemplo, uma vez que mostra o quanto é preciso gastar para cada clique.

Keyword Tool

Outra ferramenta que tem um uso bem prático, que funciona de forma bem semelhante ao SEMrush e ao Keyword Planner.

A plataforma possui um relatório com várias sugestões de palavras-chave de cauda longa, volume de busca, CPC e até o nível de concorrência.

Ubersuggest

A Ubersuggest é uma ferramenta criada por Neil Patel, um dos mais notórios empresários do marketing digital do mundo.

Através dessa plataforma, é possível averiguar quais são os termos mais recomendados para o seu negócio ou mesmo as palavras-chave tendência.

Como usar a cauda longa em uma estratégia?

Agora que você já sabe o que são palavras-chave de cauda longa, é preciso saber a forma correta de aplicar em sua estratégia, certo?

Há algumas formas distintas de aplicar a cauda longa em suas estratégias, trazendo um número maior de acessos. Dentre elas, podemos citar:

Escolha o seu objetivo

Antes de qualquer coisa, é de grande importância definir um objetivo para a palavra-chave que pretende fazer uso.

Afinal de contas, caso o seu intuito seja o de gerar mais tráfego, acaba que a sua busca deve funcionar de uma maneira diferente.

Agora, se o seu objetivo é o de aumentar as vendas, então é preciso fazer uma busca diferente, focando nesse resultado.

Isso quer dizer que o objetivo da sua estratégia irá alterar a escolha das suas palavras-chave, além do canal mais pertinente e os recursos que irá usar para conquistar essas metas.

Invista em sinônimos

O uso das palavras-chave de cauda longa irão surtir ainda mais resultados se você conseguir pensar em como o leitor poderá fazer a busca sobre o assunto.

Isso quer dizer que a palavra que veio em sua mente pode servir como sinônimo para futuros clientes. Então, o ideal é fazer uso de ferramentas que ofereçam também os sinônimos do termo.

Atente-se ao tamanho

Por “long tail” muita gente logo associa ao fato de serem palavras-chaves mais longas, mas isso não quer dizer que não há limite.

O ideal é que ela tenha pelo menos 4 palavras-chave ou entre 11 a 20 caracteres, no máximo. Então, é importante que não sejam tão pequenos, mas também não tão curtos.

Conclusão sobre o que são palavras-chave de cauda longa

Não há como negar que apostar em uma boa pesquisa, uso de sinônimos e o tamanho correto da palavra-chave de cauda longa é importante.

No entanto, jamais negligencie a necessidade de produzir conteúdos de alta qualidade, ou de nada irá adiantar os seus esforços.

Tenha em mente que um bom conteúdo é aquele capaz de responder todas as dúvidas dos seus leitores, impactando a vida da persona de alguma maneira.

As long tail trazem sim bons resultados para a sua estratégia de marketing, como o possível aumento de conversão e um maior número de visitas em seu site ou blog.

Contudo, o trabalho online vai muito além do que apenas fazer a escolha certa da palavra-chave. Investir em técnica de SEO também é vital.

Veja também: como comprar backlinks

Contato Padrão

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX

Editorial QMIX

Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.