Inbound e outbound marketing são termos que você deve lidar para melhorar o posicionamento da sua empresa e otimizar seus processos de vendas. Mas uma dúvida comum é: outbound marketing o que é?
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre outbound marketing o que é, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Outbound marketing o que é?
Dada a situação de mudanças econômicas e altos e baixos em que nos encontramos, é essencial inovar e procurar novas ideias e abordagens para conquistar clientes.
Portanto, antes de começar a desenvolver estratégias de marketing digital e comunicação para sua empresa, é essencial saber mais sobre o outbound marketing.
Outbound marketing é o conjunto de ações de marketing que visam atrair consumidores por meio de métodos diretos e unidirecionais.
Ou seja, é uma abordagem proativa e direta ao marketing, com o objetivo de conseguir uma venda. Isso contrasta completamente com o inbound marketing, que, como você já sabe, consiste em atrair pessoas que estão em um processo de compra para o seu site, principalmente usando conteúdo.
No outbound marketing, você tenta alcançar qualquer comprador em potencial diretamente, enquanto no Inbound marketing as pessoas o encontram no momento em que estão procurando por você.
Embora praticamente toda a publicidade tradicional possa ser classificada dentro do outbound marketing, também podemos encontrar formatos típicos da publicidade digital, como banners em redes sociais e sites, pop-ups, anúncios inseridos em vídeos, etc.
Muitos desses formatos também podem ser encontrados em estratégias de outbound marketing, bem como outros elementos comuns, como páginas de destino ou marketing por e-mail.
Independentemente de como é apresentado, o que define o outbound marketing em geral é ter as vendas como o único objetivo em todas as suas estratégias.
É por isso que, em todas as suas técnicas e ações de marketing, o outbound marketing tenta chamar a atenção do cliente para um produto ou serviço, experimentando-o diretamente.
Exemplos de técnicas de outbound marketing
Podemos encontrar exemplos intermináveis de ações de outbound marketing. Estes são os mais comuns:
Anúncios na imprensa, rádio e televisão.
Cartazes publicitários
Merchandising: chaveiros, copos, canetas, cadernos e todos os tipos de acessórios onde a imagem da marca e a mensagem da empresa são transmitidas.
E-mail marketing em massa (às vezes perto de spam).
Vendas de porta em porta.
Publicidade por rota postal.
Eventos e seminários com o objetivo de vender.
Anúncios on-line: banners em sites e redes sociais, anúncios pagos no Google Ads e outras campanhas SEM, vídeos publicitários em plataformas como o YouTube ou inseridos em blogs e sites, etc.
Vantagens de aplicar o outbound marketing
Embora poucas, aqui estão algumas vantagens do
Mais fácil de ser multiplataforma: seja onipresente e gere oportunidades de vendas onde quer que você possa encontrá-las.
Os tempos de reação são mais curtos: ao contrário do inbound marketing, que funciona a longo prazo, podemos corrigir nossas ações mais rapidamente, dependendo da resposta dos consumidores.
Contatos mais diretos: por exemplo, no caso de um estande, estamos conversando diretamente com a pessoa, podendo aproveitar todas as informações que recebemos desse feedback imediato.
Podemos direcionar nossas ações para um público mais amplo: embora em alguns casos possamos segmentar o público, outras vezes estaremos brincando com uma maior variedade no perfil do destinatário, sendo capazes de aumentar o alcance e repensar o público-alvo.
Conclusão
De fato, o outbound marketing ainda é muito popular, mas o inbound marketing ainda é a melhor estratégia para ter sucesso na internet.
Para isso, investir em SEO para um bom posicionamento na internet é a melhor opção.
Dessa forma, além do marketing de conteúdo, também é importante verificar a autoridade do site e também comprar backlinks de sites para ficar facilmente entre os resultados mais importantes de um mecanismo de pesquisa.
Gostou de saber mais sobre outbound marketing o que é? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!