height="1" width="1" style="display:none" src="https://www.facebook.com/tr?id=916374959502345&ev=PageView&noscript=1" /

Qual a diferença entre marketing e marketing digital

Qual a diferença entre marketing e marketing digital

Você já se perguntou sobre qual a diferença entre marketing e marketing digital? Hoje em dia, qualquer empresa precisa ter ambas as estratégias em seu negócio.

Afinal de contas, não há como conseguir bons resultados se não investir em estratégias que fazem com que a sua marca seja reconhecida.

Mas, para saber qual é o método mais adequado, você precisa saber qual a diferença entre marketing e marketing digital, certo?

Qual dessas duas é a melhor opção? Ou, será que existe alguma possibilidade de implementar as duas formas?

A resposta mais básica para essa pergunta é o fato de que cada uma dessas estratégias detém um meio de comunicação diferente.

E, de fato, não há como negar isso. No entanto, há muitas outras diferenças entre o marketing digital e marketing tradicional.

Se você quer saber quais são essas diferenças, é só continuar nesse artigo que iremos falar tudo a respeito. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Como funciona o marketing tradicional?

O marketing tradicional é aquele onde se utiliza os meios de comunicação que são mais clássicos, onde o intuito é o de divulgar uma determinada mensagem.

No entanto, também é uma maneira de promover um produto ou serviço, por meio de anúncios em rádios, televisão, mídia impressa etc.

Ou seja, nesse caso, a abordagem deve ser bem direta, haja vista que, de certa forma, estará “interrompendo” o cliente com uma mensagem enquanto ele assiste TV ou ouve rádio.

Isso quer dizer que não há muito espaço para divagar tanto, haja vista que é preciso prender a atenção do cliente.

Além disso, devido ao fato de envolver peças publicitárias e custos de exibição em mídias de comunicação, requer um investimento mais alto.

Ademais, é bem difícil mensurar os resultados de uma estratégia de marketing tradicional, uma vez que seria necessário saber se a motivação da compra de um determinado produto ou serviço foi por conta de um anúncio, algo inviável.

Dentre as ações de marketing tradicional, não podemos deixar de falar sobre os anúncios em outdoor, ações de panfletagem, telemarketing ou merchandising em lojas físicas.

Como funciona o marketing digital?

O marketing digital é também uma forma de promover produtos e serviços, mas busca fazer isso através de meios de comunicação mais modernos, bem como:

Ou seja, as estratégias de marketing digital têm um foco total na web, onde é possível fidelizar clientes, tornar uma marca mais conhecida, divulgar mensagens e muitas outras coisas.

Cada vez mais esse tipo de estratégia vem se tornando comum, uma vez que é uma modalidade em constante ascensão, que vem chamando muito a atenção.

Mesmo porque, a cada dia que passa, a internet vem se tornando muito presente no dia a dia das pessoas.

Inclusive, segundo os dados da pesquisa TIC Domicílios, mais de 126,9 milhões de brasileiros usam a internet no dia a dia.

Então, mediante a um número tão expressivo, acaba que tem sido cada vez mais necessário investir em estratégias que garantam que a sua empresa irá alcançar o público-alvo antes de seus concorrentes.

Fora isso, uma das grandes diferenças entre o marketing digital e o tradicional está na mensuração de dados.

Devido ao fato de as estratégias, nesse caso, serem em um ambiente digital, acaba que se torna possível avaliar como cada campanha se comporta.

Ademais, o marketing digital é muito menos intrusivo, o que facilita o caminho para que o cliente chegue até a sua empresa.

Qual a diferença entre marketing e marketing digital?

Agora que você entendeu o conceito de cada um, com certeza quer saber mais sobre as principais diferenças entre ambos. São elas:

1. Divulgação da mensagem

Uma das principais diferenças entre ambos é em relação a forma com que se divulga a mensagem. No marketing tradicional, a mensagem é interruptiva.

Nesse caso, apenas se tem a expectativa que o cliente se interesse pelo o que divulga, ainda que ele não esteja procurando por soluções.

Agora, em relação ao marketing digital, o cliente é atraído para a sua marca, a qual se coloca à disposição para ajudar em todas as dúvidas do cotidiano.

Ou seja, o marketing digital acaba se utilizando, com maior maestria, do Inbound Marketing, onde se atrai o cliente para a marca.

2. Análise de resultados

O marketing tradicional tem uma análise de resultados mais complexa, já que exige uma pesquisa pós-compra com os clientes.

Agora, em relação ao marketing digital, é bem diferente. Afinal de contas, ele permite que você acompanhe todas as métricas em tempo real.

Dessa forma, você consegue fazer os ajustes necessários em tempo hábil, a fim de fazer com que os resultados sejam de acordo com aquilo que você espera.

Sendo assim, torna-se possível saber quantas pessoas visualizaram a sua mensagem ou quantas chegaram a finalizar a compra do seu produto.

3. Segmentação das campanhas

Para que uma ação de marketing tradicional consiga impactar o seu público-alvo, é necessário confiar na relevância do canal de comunicação. Ou seja, com base nas informações do meio.

Sendo assim, há grandes chances de que a sua campanha apareça para pessoas que não fazem parte do seu público-alvo.

Agora, com o marketing digital, não é assim que funciona, uma vez que você pode segmentar para quais pessoas a campanha deve aparecer.

Então, você consegue definir as faixas etárias, sexo, localidade e uma série de outras coisas. Assim, torna-se possível aumentar a taxa de conversão, já que é algo mais bem direcionado

4. Velocidade de produção e resultados

O marketing tradicional tem uma produção um pouco mais lenta, já que vai depender de uma série de fatores, a fim de garantir a sua veiculação.

Em relação aos anúncios impressos, eles precisam de antecedência, bem como VTs e spots, que devem passar por autorização.

Já com o marketing digital, não é assim que acontece. Assim que um texto ou arte fica pronto, já é possível disponibilizá-lo de forma online.

Fora isso, as demais ações de marketing digital são muito mais rápidas, como a estratégia de comprar backlinks, co-marketing, SEO, SEM etc.

5. Investimento necessário

O marketing tradicional tem um valor de veiculação muito alto, o que impede com que pequenas e médias empresas façam esse investimento.

Em contrapartida, marketing digital tem valores muito mais acessíveis, fazendo com que uma estratégia sua ranqueie na primeira página do Google, por exemplo.

Marketing Tradicional ainda funciona?

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX

Editorial QMIX

Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.