Seguir os backlinks, ou links de entrada, dos principais concorrentes tem sido uma estratégia comum de SEO por muitos anos. A ideia é analisar os sites e páginas que direcionam links para seus rivais no setor para tentar obter os mesmos backlinks. Será que ainda vale a pena em 2024 seguir backlinks dos concorrentes?
Em teoria, se um site ou página considera outro site do seu nicho relevante o suficiente para linkar até ele, então eles também poderiam estar dispostos a linkar para o seu site.
No entanto, apenas copiar a estratégia de link building dos seus concorrentes nem sempre é a melhor abordagem nos dias de hoje. Em 2024, authenticidade e relevância são mais importantes do que nunca quando se trata de conseguir links de qualidade.
Neste artigo, vamos analisar se seguir backlinks de concorrentes ainda vale a pena, ou se existem estratégias melhores quando o assunto é link building.
A Importância Contínua de Backlinks de Qualidade
Embora muita coisa tenha mudado em SEO e marketing de conteúdo nos últimos anos, alguns aspectos permanecem cruciais. Obter backlinks de sites externos autoritativos e relevantes continua sendo um sinal importante para os mecanismos de busca.
Backlinks são importantes por alguns motivos:
- Ajudam a melhorar a autoridade de domínio e a confiança de um site
- Contribuem para melhor ranqueamento nas SERPs orgânicas
- Aumentam o tráfego por redirecionar visitantes para o seu site
- Melhoram a visibilidade e alcance de marca ao longo do tempo
Portanto, embora táticas específicas de aquisição de backlinks possam mudar e evoluir, backlinks de alta qualidade permanecem vitais para sucesso em mecanismos de busca.
Consequentemente, ter uma noção de onde seus competidores estão conseguindo links valiosos ainda pode fornecer insights úteis. No entanto, isso não significa que você deve ou possa replicar todos os links deles.
Desvantagens de Seguir Backlinks dos Concorrentes
Existem algumas desvantagens óbvias de usar os backlinks dos concorrentes como sua única estratégia de link building:
Falta de autenticidade: Copiar os links dos competidores resulta em uma estratégia pouco autêntica, o que pode na verdade prejudicar seu ranqueamento.
Links irrelevantes: Nem todos os links que um concorrente possuinecessarily serão relevantes para o seu próprio site e conteúdo.
Mudanças e falhas: Os backlinks dos concorrentes também podem mudar ou desaparecer ao longo do tempo. Portanto, pode não ser um retrato preciso da estratégia atual deles.
Foco apenas na concorrência: Analisar apenas os backlinks dos rivais significa que você pode perder outras oportunidades valiosas de link building com publicações complementares ao seu conteúdo.
A melhor abordagem é usar os backlinks dos competidores apenas como ponto de partida e fonte extra de ideias. Eles não devem se tornar o foco principal ou a base de toda a sua estratégia.
Uma estratégia eficaz precisa ir além dos concorrentes para garantir backlinks de alta qualidade de fontes complementares e relevantes também.
Ferramentas Para Análise Competitiva de Backlinks
Existem várias ferramentas de SEO excelentes que permitem analisar os backlinks dos principais concorrentes:
SEMrush: Um dos softwares mais populares do setor, permite comparar links e ranqueamento com a concorrência.
Ahrefs: Fornece informações completas sobre backlinks de qualquer site, incluindo métricas de autoridade e relevância.
Moz: Outra opção sólida para análise competitiva de links e monitoramento de autoridade de sites.
Majestic: Site Explorer da Majestic indexa todos os backlinks apontando de e para qualquer domínio ou URL.
Linkody: Um rastreador de backlinks mais simples, porém eficaz para monitorar links de concorrentes.
Essas ferramentas permitem identificar padrões entre os backlinks dos concorrentes, ver quais sites eles estão conseguindo links, volumes de links ao longo do tempo e assim por diante.
Fornecem informações valiosas sobre a estratégia dos rivais. No entanto, os links ainda precisam ser avaliados em termos de adequação e viabilidade para linkar para o seu próprio site.
A Qualidade Supera a Quantidade em Link Building
Ter centenas ou milhares de backlinks parece impressionante, mas isso nem sempre é positivo ou preciso. Às vezes, apenas alguns links de alta qualidade têm mais valor e impacto do que uma grande quantidade de links irrelevantes ou duvidosos.
Características a procurar em backlinks ideais:
- Provenientes de sites confiáveis e estabelecidos na indústria
- O conteúdo do site/página é relevante para o seu nicho
- O site tem uma boa autoridade e métricas de SEO
- O link vem de uma fonte complementar (não diretamente concorrente)
Priorizar qualidade e relevância nos backlinks protege melhor contra futuros riscos de algoritmos de mecanismos de busca. Links irrelevantes ou duvidosos podem na verdade prejudicar seu ranqueamento.
Portanto, evite a mentalidade de que “mais é melhor” quando se trata de backlinks e foque na qualidade, não apenas na quantidade.
A QMIX Digital Pode Ajudar com Seu Link Building
Como mencionado, obter novos backlinks de alta qualidade ainda é extremamente importante para bom posicionamento em mecanismos de busca em 2024 e no futuro. No entanto, isso não é algo trivial de se alcançar sozinho.
Uma agência especializada como a QMIX Digital ajuda com estratégias personalizadas e bem-sucedidas de link building.
A QMIX Digital vai além dos seus concorrentes e identifica novas oportunidades de obter links de uma variedade de fontes complementares. Isso é feito manualmente com experiência no seu nicho de mercado.
Diferentemente de simplesmente copiar e colar links dos concorrentes, a QMIX Digital realiza link building white hat com foco absoluto em links de alta qualidade. Isso protege contra riscos de penalidade e ajuda sites a construir autoridade de domínio.
Alguns dos resultados que a QMIX Digital já ajudou clientes a alcançar incluem backlinks de:
- Portais populares de notícias e blogs
- Sites influentes do setor
- Recursos educacionais e governamentais
- Sites universitários e publicações acadêmicas
Isso leva a melhorias significativas de SEO e tráfego, superando muitas vezes a concorrência nos mecanismos de busca.
Prós e Contras de Seguir Links de Concorrentes
Vejamos um resumo rápido dos prós e contras de usar backlinks de concorrentes para orientar seu link building:
Prós:
- Identifica sites que aceitam links de editoriais
- Mostra páginas que linkam para seus competidores
- Destaca lacunas em que você pode solicitar links
Contras:
- Faltam autenticidade e originalidade
- Nem todos os links de concorrentes servem para você
- Não explora novas oportunidades de link building
Portanto, seguir links dos concorrentes ainda tem algum valor para insights competitivos, mas não deve ser sua estratégia principal.
Uma abordagem personalizada pela QMIX Digital para construir links é melhor para ranqueamento e reconhecimento a longo prazo.
Conclusão
Obter backlinks continua sendo uma peça central de estratégias de SEO e marketing digital hoje. No entanto, autenticidade e links de fontes complementares estão se tornando mais importantes.
Apenas copiar e colar links dos concorrentes agora tem valor limitado. Em vez disso, fazer um link building focado em qualidade, relevância e reputação é crucial.
As ferramentas certas permitem monitorar e analisar os backlinks dos concorrentes quando usadas corretamente. Mas essas informações precisam ser aplicadas com sabedoria junto com outras técnicas de link building white hat para que você possa superar, não apenas igualar, seus principais concorrentes.
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