SEO e SEM – o que é e qual a diferença?

SEO e SEM

Existem diversas maneiras para as empresas se destacarem na internet, entre elas várias técnicas de marketing digital, como o SEO e SEM.

São técnicas que podem ser utilizadas sozinhas ou combinadas. Tudo depende dos seus objetivos e do orçamento disponível para investir em publicidade.

Portanto, são elementos essenciais na sua estratégia de marketing digital, e embora os dois utilizem os mecanismos de pesquisa para atrair clientes para seu site, não funcionam da mesma maneira.

Se tudo isso é algo novo para você, a equipe da QMix preparou um material explicando a diferença entre essas duas técnicas e o que fazer para aumentar a visibilidade do seu site na página de resultado. 

SEO e SEM: o que é?

Para você entender o que é SEO e SEM, vamos explicar separadamente cada um desses termos.

O SEO significa “Search Engine Optimization”, que traduzindo quer dizer “otimização para os mecanismos de pesquisa”, que nada mais é do que o tráfego dito orgânico.

Ou seja, é uma técnica que permite otimizar um site para torná-lo mais visível nos motores de busca, como o Google.

O SEO age em três pilares: a técnica, o conteúdo e a popularidade. Dessa forma, é necessário agir sobre esses três pilares para melhorar a visibilidade de um site na internet.

Já o SEM – Search Engine Marketing -, significa Marketing para os Mecanismos de Pesquisa, e engloba um conjunto de publicidades pagas, como as campanhas no Google Ads (Google Adwords).

É fundamental investir um pouco em diversas plataformas, direcionando para um público suscetível de estar interessado pelos seus produtos e serviços.

SEO e SEM: qual a diferença?

SEO e SEM
SEO e SEM

Enquanto o SEO engloba um conjunto de técnicas “gratuitas” ou melhor, orgânicas, o SEM utiliza principalmente técnicas pagas (links patrocinados).

O primeiro dá resultados melhores a longo prazo, já o segundo favorece uma grande visibilidade a curto prazo no site de busca.

Portanto, a principal diferença entre SEO e SEM é que o SEO se concentra no tráfego orgânico, já o SEM foca no tráfego pago.

Em alguns casos, uma simples campanha publicitária no ar bem planificada pode gerar resultados imediatos, e embora o SEO pode levar um certo tempo para dar os frutos, é praticamente impossível melhorar seu posicionamento nos resultados sem ele.

O melhor mesmo, se possível, é trabalhar com essas duas técnicas.

Em qual devo investir: SEO ou SEM?

O SEO e SEM têm papéis diferentes na sua estratégia de marketing, no entanto, alguns departamentos de marketing contam com um orçamento limitado e devem decidir em qual se concentrar: SEO ou SEM?

Na verdade, eles funcionam melhor quando são associados, mas por qual começar?

Recomendamos começar por uma sólida base de SEO e em seguida, sua estratégia de SEM a partir dessa base sólida.

Isso funciona porque o ranqueamento consiste em posicionar seu site nos resultados de pesquisa e garantir que seu conteúdo corresponda aos termos da pesquisa.

E como o algoritmo do Google está em constante mudança, o SEO deve se adaptar e mudar para que seu site permaneça pertinente. E claro, você deve continuar a produzir um conteúdo regular e confiável.

Por exemplo, se sua estratégia SEO está ultrapassada, inexistente ou usa backlinks grátis de má qualidade, por exemplo, sua estratégia de SEM não será tão eficaz quanto poderia ser.

Para melhor resultado em SEO é importante investir link building para se posicionar melhor no resultados orgânicos.

Então, uma vez que seu SEO está saudável, por assim dizer, aí sim você pode começar a testar as campanhas SEM.

Portanto, se você não dispõe de recursos necessários para implementar os dois ao mesmo tempo, é preferível começar pelo SEO e depois se concentrar no SEM, inclusive a QMix oferece as duas técnicas aos seus clientes.

Agora, se você está se lançando agora no digital, pode levar um certo tempo até que seu site alcance a visibilidade que deseja.

Nesse caso, o SEM pode gerar tráfego para seu site e melhorar a classificação das suas páginas.

Conclusão

Você já deve ter concluído que utilizar o SEO e SEM em conjunto é a melhor estratégia, inclusive um estudo mostrou que as marcas que aparecem ao mesmo tempo na pesquisa paga e orgânica receberam 92% dos cliques.

Além disso, as campanhas SEM permitem efetuar análises detalhadas que lhe mostram o que funciona na sua estratégia de marketing. Nesse sentido, você pode utilizar essas palavras-chave para reforçar seus esforços de SEO.

Da mesma forma, um conteúdo que funciona bem de maneira orgânica pode ser ainda melhor com uma promoção.

Você saberá qual conteúdo tem mais resultado porque suas análises mostraram o que é compartilhado e comentado naturalmente.

Enfim, você viu a importância da otimização do seu tráfego orgânico e anúncios pagos, e tenha em mente que seus concorrentes maximizam o tráfego e as vendas que provêm do SEO e do SEM.

Logo, é importante que você faça o mesmo, e nós da QMIX estamos aqui para ajudá-lo ao longo de todo esse processo e posicionar seu site na primeira página do Google!

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Agência de SEO QMIX Digital
Agência de SEO QMIX Digital

A QMIX Digital é uma agência de marketing digital com foco em SEO. Nossa metodologia de trabalho consiste na busca por resultados que convertam em lucros aos nossos clientes. Nosso principal alvo é colocar sites na primeira página do Google.

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