SEO para Imobiliárias e Corretores de Imóveis

SEO para imobiliárias

Talvez você já tenha ouvido falar em SEO para imobiliárias e corretores de imóveis, mas ainda não entende muito bem como funciona e se realmente vale a pena investir.

Antes de mais nada, é importante que você se faça uma pergunta: qual o seu objetivo com o site da sua imobiliária?

Provavelmente é gerar contatos e vender mais imóveis. Mas, para isso, seu site precisa ser bem otimizado para que clientes potenciais o encontrem facilmente.

Ou seja, é necessário levar em conta uma série de critérios de forma que seu site apareça nos primeiros resultados de pesquisa.

E é justamente aqui que entra o SEO, cujo objetivo é melhorar sua presença nos mecanismos de pesquisa, particularmente o Google, e favorecer a entrada de novos leads via seu site.

Em um primeiro momento, pode parecer algo meio complicado, mas utilizando as ferramentas certas, seu site terá muito mais chance de aparecer quando seus prospects efetuarem suas pesquisas.

Portanto, para você entender como tudo isso funciona na prática, a equipe QMIX preparou um material exclusivo para você, e assim, você terá uma ideia melhor da importância do SEO para sua corretora de imóveis! 

A importância do SEO para imobiliárias e corretores de imóveis 

De uns anos para cá, assistimos a um verdadeiro “boom” do digital no segmento imobiliário, e o SEO é uma das melhores técnicas utilizadas para posicionar um site nos motores de pesquisa.

Na verdade, nos últimos anos, 90% de projetos imobiliários passaram a investir no digital, e o período da pandemia que atravessamos só confirmou essa tendência.

Ao longo do isolamento social, as pesquisas por imóveis, sobretudo ligadas à compra de casas e apartamentos, explodiram.

Agora, para atrair clientes qualificados, ter um site apenas como uma vitrine já não é mais suficiente, é necessário ir mais além.

Nesse sentido, o SEO para imobiliárias e corretores de imóveis é o que permite que seu site apareça nos primeiros resultados do Google, e, por consequência, gerar leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente têm interesse em comprar um imóvel.

Vale lembrar que um número crescente de consumidores utiliza a internet como principal fonte de informação antes de fazer um investimento tão sério, e com uma estratégia sólida, você poderá usar isso a seu favor.

Se isso é algo novo para você, saiba que a otimização dos mecanismos de pesquisa ou SEO, é uma parte crucial de toda estratégia digital para as imobiliárias e corretores de imóveis.

Caso você ainda não faça isso, é a hora de começar!

O que é SEO?

Basicamente, o SEO é a maneira pela qual encontramos seu site na internet. Ele utiliza os termos e as estratégias de pesquisa apropriadas no seu site para ganhar mais tráfego.

O SEO possui duas divisão básicas: SEO On-page e o SEO Of-page.

O SEO On-page, como o nome propriamente já diz, e a otimização das paginas do site. Para não alongar muito tecnicamente, você pode acessar conteúdo sobre o assunto em nosso artigo “O que é SEO ONPAGE e quanto custa trabalho de SEO ONE PAGE?

Já o SEO Of-page trata-se de ações realizadas fora da pagina como conseguir backlinks, publicações e redes sociais, diretórios e outros.

Considerando que a maioria dos usuários da internet utilizam os mecanismos de pesquisa para chegar até um site, é importante que os motores de busca, como o Google, não se contentem apenas em listar seu site.

O mais importante aqui é que eles posicionem seu site nas primeiras páginas dos resultados. Com um SEO eficaz, isso é possível.

O que torna a prática de SEO difícil é que os algoritmos dos mecanismos de pesquisa, ou a maneira pela qual determinam mostrar os resultados, estão em constante evolução.

Por isso, seu site deve ser nutrido e mantido como um trabalho constante e diário. É necessário um pouco de paciência, mas os resultados valem a pena.

Como é um trabalho que leva tempo, o ideal é contratar uma agência de SEO, e assim, você poderá se dedicar ao que é mais importante, que é vender casas e apartamentos.

A seguir, veja quais as estratégias que garantem que os internautas que pesquisam imobiliárias e corretores de imóveis na sua região, possam encontrar o seu site.

Quais estratégias de SEO para imobiliárias e corretores de imóveis?

Veja quais as melhores estratégias de SEO para imobiliárias e corretores de imóveis:

Fazer a pesquisa por palavras-chave

Antes de colocar em prática uma estratégia de SEO eficaz para o site da sua imobiliária, é essencial fazer sua pesquisa, mais precisamente, a pesquisa de palavras-chave.

Você deve saber quais termos que irão atrair as pessoas certas para o seu site. Nesse caso, as palavras-chave locais são fundamentais para as imobiliárias, e utilizar as boas é como se fosse a espinha dorsal de toda estratégia de SEO de sucesso.

Existem várias ferramentas para realizar essa pesquisa, e uma das melhores é o Google Keyword Planner. 

Ao criar uma conta com Adwords (serviço de publicidade paga do Google), você pode ver quais palavras-chave são frequentemente pesquisadas e o número de outras empresas que tentam se classificar por elas.

Ou você pode fazer suas próprias pesquisas, e assim que você começa a digitar, o Google tenta terminar sua pesquisa com termos sugeridos.

Essas sugestões são baseadas sobre o que outros usuários pesquisam com frequência, podendo ser uma ferramenta útil para identificar o que seu público-alvo poderia pesquisar.

Incluir palavras-chave no seu site

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Sabendo agora o que seu público pesquisa, você deve incluir essas palavras e expressões no seu site.

Porém, isso não significa simplesmente copiar e colar de qualquer maneira achando que vai funcionar.

Inserir muitas palavras-chave ou até termos não pertinentes não é uma tática recomendada, inclusive você pode perder várias posições ou mesmo ser penalizado.

Além disso, é necessário saber muito bem onde colocar essas palavras-chave, como no título, subtítulos e no texto da página.

Ao incluí-las onde os usuários buscariam logicamente, você pode ter certeza de que o Google associará essas palavras à sua página.

Fornecer um conteúdo interessante e de qualidade

Além de utilizar as palavras-chave nas suas páginas como estratégia de SEO para imobiliárias e corretores de imóveis, é necessário criar sistematicamente novos conteúdos para seu site.

Um conteúdo que é interessante para seu público-alvo é uma excelente maneira de gerar tráfego orgânico, e uma das melhores formas de manter seu site sempre atualizado é ter um blog.

Se sua empresa ainda não tem um blog, pense em criar um.

Ao criar um conteúdo, tenha em mente que os melhores posts são os informativos.

Por exemplo, as pessoas que fazem a pesquisa de uma casa para comprar, são geralmente interessadas em aprender mais sobre o mercado atual.

Por isso, é interessante oferecer informações sobre o mercado, como estatísticas e dicas úteis, como dicas de decoração, como economizar na reforma…

Uma estratégia que funciona bastante é falar sobre as casas mais caras vendidas no último mês, e até incluir fotos, ou escrever alguma coisa divertida.

Mesmo se esses posts não levem necessariamente a gerar novos clientes e vendas, eles atraem visitantes para o seu site, aumentando assim a visibilidade da sua empresa.

Além dos blogs, existem outros meios de fornecer ao seu público um conteúdo interessante e engajante. 

Por exemplo: “Um guia de compra de imóveis para iniciantes” ou “Como vender sua casa em menos de 30 dias”.

Uma outra ideia é utilizar esse tipo de conteúdo para obter prospects, pedindo que deixem seu endereço de e-mail antes de baixar o conteúdo.

Utilizar as mídias certas

Vender imóveis depende fortemente da percepção que terão os clientes potenciais de suas ofertas, de forma que as imagens e os vídeos são particularmente importantes no setor imobiliário.

As pessoas que querem comprar uma casa ou apartamento, desejam ver as fotos.

E se seu site não tiver fotos, provavelmente elas sairão do seu site, o que pode ser negativo para seu posicionamento.

Recomenda-se apresentar imagens de alta qualidade e se possível, visitas virtuais pelas propriedades. Isso vai fazer com que os clientes potenciais entrem em contato com você para saber mais.

Além disso, fornecer fotos e imagens permite que os clientes vejam apenas os imóveis que lhes interessam, o que otimiza o seu tempo e o deles.

Quando você incluir as imagens no seu site, a coisa mais importante a considerar em uma perspectiva SEO para imobiliárias e corretores de imóveis é a descrição da imagem.

Tenha em mente que seu site é indexado pelos robôs que não conseguem ver as informações visuais, logo, o Google não tem ideia se a sua foto é de uma casa ou algo nada a ver com o seu site.

A fim de ajudá-los a compreender suas imagens, é necessário incluir descrições que falem exatamente o que está na foto.

Conclusão

Essas foram apenas algumas estratégias de SEO para imobiliárias e corretores de imóveis, mas lembre-se sempre que o SEO eficaz leva tempo.

Você não verá o sucesso da noite para o dia, mas você pode começar a trilhar essa trajetória de sucesso agora.

Seja paciente e forneça aos clientes potenciais informações úteis antes de qualquer coisa, e com certeza, voltarão quando estiverem prontos para comprar.

Se você estiver precisando de ajuda para colocar em prática essas e outras estratégias de marketing e SEO para sua imobiliária, a equipe QMix está à sua disposição para tirar qualquer dúvida e melhor, colocar seu site na primeira página do Google!

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Agência de SEO QMIX Digital
Agência de SEO QMIX Digital

A QMIX Digital é uma agência de marketing digital com foco em SEO. Nossa metodologia de trabalho consiste na busca por resultados que convertam em lucros aos nossos clientes. Nosso principal alvo é colocar sites na primeira página do Google.

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