Site para Médicos: Como Ter um Site na Primeira Página do Google?

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Índice

Primeiramente, é importante ter um site otimizado SEO para ter uma boa performance nos mecanismos de busca, como o Google e Bing. E por que isso é importante?

Simplesmente porque é onde seus futuros pacientes pesquisam à procura de bons médicos de todos os cantos do Brasil.

Você pode até ter um bom perfil no Instagram e Facebook, que pode ser usado como portfólio, mas o local certo de investir e atrair novos pacientes é nos mecanismos de busca, especialmente no Google.

Talvez você já tenha ouvido falar nisso, mas não custa nada relembrar: qualquer empresa, e aqui está incluído um consultório médico, que não tem um site é como se não existisse.

E se você pensar na quantidade de médicos que se formam todos os anos, até adquirir experiência leva tempo, logo, ter um site é o melhor caminho para se tornar conhecido.

Se você ainda está meio confuso e não entende muito bem essa questão de sites para Médicos, vamos explicar os principais pontos aqui!

Quanto custa um site para Médicos?

Sites para médicos custam o mesmo que qualquer outro site, no entanto, o que os diferencia são os textos, artigos técnicos e a otimização SEO.

É dessa maneira que conseguem ter uma boa performance nos mecanismos de busca e fornecer a melhor experiência possível do usuário, que no caso é seu futuro paciente.

Na verdade, você mesmo pode criar seu site no Wix e outras plataformas, sem gastar absolutamente nada, porém, os resultados não serão tão bons assim.

Talvez valha a pena investir um pouquinho mais pelo menos no início, principalmente para desenvolver um site com um design mais profissional, com boa navegação, e assim, atrair mais pacientes para a sua clínica ou consultório.

E isso vale tanto para médicos que acabaram de se formar como profissionais que já atuam na sua especialidade.

Vou conseguir colocar meu site na primeira página do Google?

Se tiver tempo para estudar e aplicar SEO, é bem provável que consiga ter um site On-page e Off-page otimizados.

A questão aqui é que isso leva tempo, técnica e muita dedicação, e você teria que deixar de lado um pouco a sua profissão.

Assim, a melhor saída é contratar uma empresa especializada em sites para médicos, e por que?

Poderíamos citar vários motivos, como criar um conteúdo otimizado para os mecanismos de busca, e assim, seus futuros pacientes poderão facilmente encontrar o seu consultório ou clínica.

Ou desenvolver um site que ofereça a melhor experiência ao usuário, e talvez o motivo mais importante: colocar seu site na primeira página do Google.

É claro que você pode fazer isso sozinho, mas quando deixa nas mãos de quem entende, vai poder focar no que realmente importa: sua profissão, capacitação e atender seus clientes.

Custo de site para Médicos

Sites para médicos custam a partir de R$ 3.000,00, quando desenvolvidos por empresas que usam o que há de melhor e mais atualizado para trazer resultados para seus clientes.

Quando falamos do que há de melhor e mais atualizado, estamos nos referindo à velocidade de navegação, conteúdo de qualidade, imagens otimizadas, ferramentas de comunicação com os visitantes, segurança e SEO.

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está em busca de resultados para seu consultório ou clínica, certo?

Então vamos aprofundar mais sobre tudo isso!

Wix ou WordPress?

A criação de sites se tornou muito democratizada nos últimos anos graças ao Wix e WordPress, mas qual é o melhor?

Se você quer criar um site para apresentar seu consultório ou clínica e não tem nenhuma habilidade técnica? Então o Wix pode ser a solução!

Você poderá configurar seu site em alguns minutos e a interface é muito simples, no entanto, os recursos e funcionalidades são bastante limitados.

Por outro lado, o WordPress permite que você personalize a estrutura das URLs, o que você não pode fazer com o Wix.

No caso específico de um site para Médicos, o WordPress é melhor, uma vez que além de personalizar seu site, você tem mais controle sobre o desempenho, a segurança e otimização do site.

O WordPress também oferece mais funcionalidades, inclusive adicionar plugins gratuitamente.

Por exemplo, o plug-in Yoast SEO ajuda a alcançar melhores classificações nos mecanismos de pesquisa e até melhorar a legibilidade do seu conteúdo.

Resumindo, o Wix torna mais fácil o gerenciamento do site, mas o WordPress oferece muito mais opções, o que é fundamental para garantir o bom desempenho do site.

O que é SEO?

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que traduzindo quer dizer Otimização para os Mecanismos de Busca.

Tendo em vista que 91% dos cliques acontecem na primeira página de pesquisa do Google, estar entre os primeiros resultados é o principal objetivo.

Basicamente, SEO consiste em aplicar uma série de ferramentas e técnicas que possibilitam melhorar seu posicionamento nos motores de busca.

Por exemplo, você é um médico ortopedista especialista em joelho e publica no seu site artigos sobre problemas no joelho, causas de dores, enfim, tudo sobre joelho.

O SEO vai ajudar com que seu site apareça nos resultados de pesquisa de pessoas que desejam resolver algum problema no joelho e encontrar um médico ortopedista.

É como uma forma de linguagem que permite dizer aos motores de busca que “esse é o meu site, ele trata desse assunto, veja como ele é organizado, tal e tal página são importantes”.

Embora o Google seja o mais importante, existem outros mecanismos de pesquisa, como o Bing, Yahoo, etc.

Na prática, o objetivo do SEO é guiar os mecanismos de busca para melhor compreender seu conteúdo. Dessa forma, eles poderão apresentar aos internautas o melhor resultado possível.

Por que ter um blog em meu site?

Integrar um blog no seu site deve fazer parte da estratégia de marketing digital. Criar conteúdo, veicular informações, falar do seu consultório ou clínica…

As vantagens de ter um blog associado ao seu site são inúmeras:

Otimizar seu posicionamento orgânico

É certamente a vantagem mais significante! Ao criar conteúdo, os mecanismos de pesquisa, como o Google, dará ao seu site mais visibilidade, o que vai melhorar o tráfego no seu site.

Mostrar aos leitores sua atividade

Tendo seu próprio blog no site, você mostra que domina o conteúdo. Você escolhe as informações mais coerentes e aquelas que agregam valor aos seus pacientes.

Atrair novos pacientes

Ao melhorar sua visibilidade diante dos mecanismos de pesquisa graças à criação de um blog, seus pacientes potenciais terão mais facilidade em encontrar seu site.

Portanto, ter um blog e compartilhar conteúdo regularmente é uma excelente ideia para melhorar a visibilidade do seu site na Internet, pois isso reforça a confiança de seus pacientes.

Domínio do site

Um nome de domínio é o que identifica o endereço de um site ou serviço na internet, ou seja, é o caminho em direção ao seu site.

Quando alguém digita esse nome na barra de endereço, o navegador é capaz de encontrar onde seu site está hospedado.

Dessa forma, sem o nome de domínio, você precisaria memorizar uma série de números e letras para encontrar um site.

É preciso registrar o seu domínio no registro.br, pois são os responsáveis por realizar o registro de domínios .br no Brasil.

Não confunda registro de domínio com hospedagem. Hoje em dia, existem diversas empresas de hospedagem que armazenam e disponibilizam o conteúdo do seu site.

Agora, é importante escolher muito bem o nome do domínio, pois é assim que o seu consultório ou clínica serão representados na rede e encontrados com mais facilidade.

Por isso, o nome do domínio deve ser o mais simples possível, e de preferência, que inclua a palavra-chave que associe a sua marca ao seu nome, visto que isso ajudará na indexação no Google.

Backlinks para Médicos

O que são backlinks? São links que redirecionam pessoas de um site para outro a fim de saberem mais sobre um tema.

E já são considerados uma das ferramentas mais eficazes para gerar mais tráfego e aumentar a autoridade do site.

Vamos supor que a sua especialidade seja ortopedia de joelho. Já imaginou ter um site relevante com backlinks direcionando para o seu site?

Isso diz para o Google que deve confiar no seu site também, que é como se fosse uma transferência de autoridade.

Por isso que os backlinks devem fazer parte de qualquer estratégia, e os resultados só comprovam que realmente dão resultado.

Google Ads para Médicos

O que é o Google Ads? É uma plataforma de publicidade do Google onde anúncios são exibidos como links patrocinados no momento em que uma pessoa realiza uma pesquisa.

Uma campanha no Google Ads ajuda e muito atrair novos clientes para o seu site e consequentemente, receber mais contatos e agendamentos de consultas.

Saiba que a área de saúde é uma das mais procuradas no Google, em média, 1 pesquisa em 20 está relacionada ao campo da saúde.

E é exatamente por isso que estabelecimentos de saúde estão fazendo cada vez mais campanhas no Google Ads.

No entanto, para melhorar as performances de suas campanhas, é preciso definir muito bem suas estratégias, como por exemplo:

  • Escolha correta de palavras-chave;
  • Otimização do conteúdo do anúncio;
  • Otimização da página vinculada ao anúncio, levando em consideração que os internautas desejam navegar em sites que inspiram confiança, que propõem informações coerentes e bem detalhadas.

No entanto, é necessário respeitar as Políticas de Publicidade do Google, caso contrário, o anúncio será reprovado.

Isso mostra mais uma vez a importância de contar com a ajuda de uma empresa especializada em marketing, pois sabem todos esses detalhes.

Redes Sociais para Médicos

Hoje em dia, muitos médicos estão investindo nas redes sociais, sendo uma ferramenta para falar sobre sua especialidade médica, entretanto, é essencial respeitar a ética médica.

Na verdade, funcionam como um portfólio, no qual você pode expor seus serviços e atrair pacientes.

O ideal mesmo é ser encontrado de forma orgânica no Google, com um site bem estruturado e complementar com as redes sociais, postando boas fotos e conteúdos.

Isso facilita a tomada de decisão de seu paciente potencial.

Além disso, compartilhar conteúdos nas redes sociais também ajuda seu site a ficar na primeira página do Google e de outros motores de busca.

Para isso, é necessário incluir os links das redes sociais no rodapé do site, sendo excelente para criar interação com seu público.

Qual a importância de estar na primeira página do Google?

Antes de mais nada, o que você faz quando precisa de informação sobre um médico? Você vai buscar essas informações no Google, certo?

E a resposta é simples: todo mundo pesquisa no Google. Cerca de 91% dos internautas irão procurar no Google, seja um artigo ou simplesmente buscar uma informação.

É claro que as pessoas que já conhecem seu nome ou especialidade, encontrarão seu consultório facilmente no Google, mas o ponto aqui são aquelas que nunca ouviram falar de você.

Geralmente, elas vão parar na primeira página do Google. Ou seja, grande parte do tráfego se encontra na primeira página, e é muito difícil que prestem atenção nas páginas seguintes.

E mesmo nessa primeira página, um site posicionado entre as três primeiras posições, será dez vezes mais consultado que um site depois da sexta posição.

Embora o site seja um suporte de comunicação fundamental, todo o trabalho de criação será em vão se não atrair nenhum visitante.

Por outro lado, quanto maior o número de pacientes suscetíveis de consultar seu site, melhor será para o seu consultório ou clínica, o que pode se refletir em mais consultas agendadas.

No entanto, existem várias estratégias que são usadas para que um site alcance as primeiras posições do Google e consequentemente, inúmeras vantagens, como:

  • Desenvolver a visibilidade do seu site;
  • Atrair um tráfego qualificado;
  • Aumentar o engajamento com seu conteúdo;
  • Gerar conversões (mais contatos, mais marcações de consultas);
  • Aumentar sua reputação enquanto médico;
  • Ganhar a confiança de seus pacientes.

Google Meu Negócio para Médicos?

O Google Meu Negócio é um serviço gratuito destinado a todos os profissionais para colocar seu perfil ou site nas pesquisas do Google.

Essas informações aparecem à direita dos resultados de pesquisa, em um formato de “ficha”, assim como no Google Maps.

Essa ficha permite publicar fotos do seu consultório, por exemplo, inserir informações pontuais, responder as perguntas deixadas pelos internautas, ou ainda informar em tempo real os horários das consultas.

Enquanto profissional de saúde, uma ficha no Google Meu Negócio possibilita estar visível nas pesquisas realizadas no Google, especialmente a nível local, e adicionar todas as informações que você quer passar aos seus pacientes e futuros pacientes, principalmente:

  • O endereço do seu consultório ou clínica;
  • Seu número de telefone;
  • Horário de abertura e fechamento;
  • Fotos;
  • Um link para o seu site.

No entanto, é muito importante atualizar sempre essas informações, como o número de telefone, por exemplo, uma vez que certamente é a primeira informação procurada.

Além de tudo isso, ter uma ficha no Google Meu Negócio também ajuda a posicionar seu site na primeira página do Google. Portanto, é uma ferramenta que não pode ser deixada de lado!

Conclusão

Você viu aqui os principais aspectos que fazem com que um site apareça na primeira página do Google, e isso exige técnica, conhecimento e tempo.

É necessário escolher palavras-chave certas, otimizar seu site com essas palavras-chave, aplicar uma estratégia de conteúdo, obter bons backlinks, apenas para citar alguns desses aspectos.

Todos sabemos que é meramente impossível um médico dar conta de tudo isso sozinho, afinal, a agenda é cheia e precisa de tempo para se capacitar.

E é justamente por isso que contratar uma empresa especializada em SEO é a melhor opção e quando menos perceber, seu site estará na primeira página do Google!

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