Site x Redes Sociais: Qual melhor para seu negócio atualmente?

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Em um mundo dominado pelas redes sociais, sendo hoje a principal plataforma de comunicação entre um negócio e seus clientes, qual a resposta para site x redes sociais?

Na era digital, marcar presença online é indispensável para desenvolver seu negócio, ganhar visibilidade e atrair novos clientes.

É também essencial para a fidelização de clientes.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras: através das redes sociais ou criação de um site.

Mas a pergunta é: qual dos canais é melhor para o seu negócio? Site x Redes sociais?

Independentemente da sua atividade, seja uma empresa, uma clínica médica, um escritório de advocacia, de engenharia, o que será que vale mais a pena?

Se essa é a sua dúvida, vamos mostrar os prós e contras de cada um desses canais e descubra porque os empreendedores ainda precisam de um site em 2021.

Site x Redes Sociais: Por que seu negócio precisa ter um site?

Uma das maiores diferenças entre as mídias sociais e os sites é que as redes sociais são mais fáceis e rápidas para configurar.

Em apenas uma hora é possível criar um perfil, e você pode até redirecionar seu nome de domínio (se você tiver) para a sua página nas redes sociais.

Além disso, uma boa estratégia nas redes sociais combinada com uma estratégia de publicidade paga tem um grande potencial para atrair clientes potenciais e aumentar a visibilidade da sua marca.

Embora isso possa parecer maravilhoso, existem algumas desvantagens. Por isso, vamos ver os prós e contras das redes sociais.

Vantagens das redes sociais

As mídias sociais têm uma série de benefícios, e para aproveitar todos eles, é necessário saber usá-las corretamente.

Só assim você terá a oportunidade de alcançar milhares de pessoas que podem se interessar pelo que você faz e oferece.

As vantagens das redes sociais são:

  1. Potencial para aumentar as vendas;
  2. Melhorar o posicionamento nos mecanismos de pesquisa;
  3. Contato em tempo real com clientes;
  4. Fácil para construir relações sólidas e gerar interação;
  5. Configuração é gratuita e fácil de fazer;
  6. Poder ser acessada por pessoas de todo o mundo;
  7. Construir lealdade entre sua marca e seu público a partir da maneira como você interage com seus seguidores.

E as desvantagens das redes sociais?

Embora todos os benefícios listados acima, as redes sociais também têm seus contras:

  1. Você pode gastar horas produzindo conteúdo que tem pouco ou nenhum engajamento;
  2. Sem o monitoramento diário, você tem grandes chances de perder excelentes oportunidades, pois a sua audiência espera uma resposta rápida;
  3. Se você não dedicar tempo suficiente para interagir com a sua audiência, você perde credibilidade;
  4. Todo mundo vê comentários negativos;
  5. Alta competitividade;
  6. Você precisa seguir o layout da plataforma, ao contrário do site;
  7. Falta de controle, uma vez que não tem como fazer uma pessoa parar de comentar ou compartilhar sua página;
  8. O nível de informações é muito menor se comparado a um site. Você apenas consegue as informações fornecidas pela plataforma;
  9. É caro. Sem uma verba para publicidade, é difícil alcançar sua audiência;
  10. Não é sua. A plataforma controla o conteúdo que você publica de acordo com seus termos e condições;
  11. Um painel de serviços limitado: às redes sociais só oferecem os serviços básicos, como apresentação da empresa, publicação da imagem, música, vídeo ou texto.

Portanto, é claro que existem muitos benefícios nas redes sociais para o sucesso do seu negócio ou marca, mas devem ser usados como complemento do seu site, que é o vamos mostrar a seguir.

Ter seu próprio site

Ter um site permite que você tenha total controle sobre sua marca e negócio. Isso porque é seu!

O site reflete exatamente quem você é, porque você faz o que faz, o que faz com que você mostre a sua diferença e seus valores.

Além disso, ter um site fornece segurança. Não existem termos e condições que você deve seguir, e ele estará sempre ali.

Ter seu próprio domínio significa que você pode produzir conteúdo exclusivo para a sua marca, conteúdo no formato de blogs, que apenas pode ser encontrado no seu site.

Por consequência, isso dá a você a oportunidade de ranquear nos mecanismos de pesquisa com palavras-chave específicas que mostram seus produtos ou serviços.

Por fim, ter seu próprio site significa construir uma presença nos seus próprios termos, da maneira que você quiser.

As vantagens de um site incluem:

  1. É perfeito para indicações e referências: seus clientes podem indicar seu negócio para seus amigos com um único link, dando a eles acesso a tudo sobre você;
  2. É fácil para atualizar, sem precisar de um programador;
  3. Estabelece uma identidade forte da marca: ter seu próprio domínio torna você mais confiável, construindo imediatamente confiança entre sua marca e seu público;
  4. Você pode enviar e-mails para seus clientes diretamente a partir de seu site;
  5. Você só paga uma vez e tem o site para sempre;
  6. Total controle: a maioria dos domínios vem com diversos templates que você pode personalizar para tornar seu;
  7. Estratégia de marketing maravilhosa: as possibilidades de comunicação são infinitas, permitindo que você apresente a sua marca à sua audiência com muito mais exclusividade e criatividade. Você pode adicionar vídeos, blogs, reviews e FAQ;
  8. Custos mínimos de operação: você está vendendo algo, podendo adicionar uma loja virtual, com um custo infinitamente menor se comparado a uma loja física;
  9. O site pode ser visitado 24 horas por dia, sete dias da semana;
  10. Serviços ilimitados: você pode criar sua própria rede social, site de ecommerce, blogs. Tudo é possível;
  11. Você consegue coletar milhares de informações: de onde vem seus visitantes, quanto tempo permanecem em cada uma de suas páginas, quantas pessoas visitaram seu site, como te encontraram e quantas pessoas enviaram uma mensagem ou e-mail. Isso torna o site perfeito para uma análise mais aprofundada;
  12. Backlinks: se o seu conteúdo é relevante e você tem muitos sites apontando para o seu, os mecanismos de pesquisa verão seu site como relevante, melhorando assim o posicionamento nas páginas de resultados;
  13. Mais vendas: quanto mais informativo for o seu site, mais visitantes você terá, mais pesquisas, e consequentemente, mais vendas.

Incrível, não é mesmo? É claro que existem algumas desvantagens de ter seu próprio site, mas nada que você não consiga lidar.

As desvantagens de um site são:

  1. Se você tem um site grande, é preciso que seja rico em conteúdo, o que pode despender tempo e esforço;
  2. Maior trabalho de marketing: você vai precisar trabalhar bastante para gerar tráfego qualificado para o seu site, ou seja, vai precisar de uma boa estratégia de marketing digital;
  3. Design e configuração: quanto mais complexos forem o design e as funcionalidades do site, maiores serão os custos, e esse processo pode levar um pouco mais de tempo.

Site x Redes sociais: qual melhor para seu negócio?

Seu site deve ser a alma da sua presença online e as redes sociais, sua ferramenta de marketing.

Os dois andam lado a lado, e ambos são fundamentais  para o sucesso de sua marca na era digital, ou seja, a resposta para site x redes sociais é: os dois!!!!

No entanto, ao ter seu próprio site, você tem 100% de controle sobre sua presença online, e deveria usar as redes sociais para direcionar tráfego para o seu site.

Você pode usar o tráfego do seu site como quiser, dependendo dos seus objetivos. É por isso que os empreendedores, não importa a atividade, ainda precisam de um site em 2021.

Por outro lado, as redes sociais podem ser usadas meramente como uma ferramenta para alcançar novos públicos, para interagir com eles e crescer seu negócio.

Vale lembrar aqui também que tudo o que você publica no seu site é facilmente acessível, mesmo anos mais tarde, principalmente se seus conteúdos ocupam boas posições nos mecanismos de pesquisa.

Assim, um internauta poderá acessar suas páginas sempre que quiser.

Por outro lado, esse mesmo internauta não tem nenhuma chance de ler suas postagens no Facebook ou Instagram, nem mesmo de 2020.

Enfim, tudo isso mostra como é ainda importante e indispensável ter e investir em um site em 2021!!

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