
Tráfego pago: o que ele pode fazer para seu negócio?

Hoje em dia, para que um projeto possa ter sucesso, é vital que ele possua pessoas interessadas naquilo que se tem a oferecer.
Em outras palavras, isso quer dizer que a sua página precisa ter audiência qualificada. E é nesse contexto que o tráfego pago se torna uma alternativa.
O tráfego nada mais é que a audiência que um determinado site possui e, portanto, é um dos pilares vitais para obter maior visibilidade.
É dessa forma que se torna possível atrair novos clientes, seguidores ou leitores para a sua página.
De acordo com as classificações do Google, há três tipos de tráfego, sendo eles:
- Tráfego orgânico;
- Tráfego direto;
- Tráfego pago.
Para que um projeto possa caminhar rumo ao sucesso, obter essas três fontes de tráfego é de grande importância.
Mas em relação ao tráfego pago, quais são os benefícios que ele é capaz de levar para a sua empresa?
A verdade é que fazer tráfego pago é sim uma das melhores estratégias para aqueles que querem conseguir audiência qualificada para um determinado produto ou serviço.
Inclusive, se a sua empresa está começando, e você quer obter resultados rápidos, o tráfego pago pode ser ainda mais útil!

O que é tráfego pago?
Em suma, o tráfego pago nada mais é que uma estratégia de marketing digital, onde o objetivo é gerar mais cliques, por meio de visitas qualificadas à sua página.
Através desse tipo de tráfego, o seu site, blog, e-commerce ou marketplace pode obter mais leads e gerar melhores conversões.
Mas, nesse caso, há um investimento para promover o aumento de tráfego para a sua página, onde se vale de anúncios pagos para atrair visitantes.
Ou seja, é uma estratégia que procura promover o seu conteúdo para mais pessoas, em menos tempo.
Uma das vantagens é o fato de que você consegue atrair um público mais específico, que tem maior probabilidade de engajar com a sua marca.
Como o tráfego pago vem se tornando cada vez mais um grande fator na competitividade, trata-se de uma técnica que vem se tornando cada vez mais vital.
Por que investir em tráfego pago?
Uma das razões de investir em anúncios é devido ao fato de trazer uma série de benefícios para o seu negócio.
E, dentre algumas dessas vantagens, podemos citar as seguintes:
Resultados mais rápidos
Não há como negar que os resultados com o tráfego orgânico são excelentes e duradouros. No entanto, trata-se de uma estratégia que demanda um certo tempo.
Afinal de contas, como é preciso conquistar uma certa autoridade, exige certo esforço e um tempo mais elevado.
Em contrapartida, quando você aposta em tráfego pago, acaba aumentando a visibilidade da sua página de maneira instantânea.
Por consequência, atrai mais clientes e reconhecimento para a sua marca, sem a necessidade de se enquadrar nos fatores de ranqueamento do Google, ainda que isso seja importante.
Ao investir nas plataformas de tráfego pago, elas irão oferecer ao seu negócio uma espécie de espaço VIP nos resultados de busca, redes sociais e até em outros sites.

Não requer conhecimento de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é sim importante para posicionar no mecanismo de busca, além de contribuir para a melhor experiência do usuário.
No entanto, os anúncios podem fazer com que você não tenha que se preocupar com esses fatores.
Se a sua equipe ainda não é tão ampla, é provável que não tenha como investir em conteúdo de alta qualidade sempre, haja vista que demanda tempo e esforço.
Nesse caso, o tráfego pago também pode contribuir, haja vista que outras pessoas poderão ter acesso aos seus conteúdos, mesmo que não tenham uma estratégia de SEO.
Criar campanhas mais específicas
A verdade é que nem todas as empresas possuem orçamento o suficiente para manter todos os anúncios rodando o tempo todo.
Em vista disso, os anúncios pagos também podem trazer vantagens, haja vista que é possível criar campanhas mais pontuais, em épocas mais oportunas.
Então, você pode preparar anúncios para períodos mais específicos, como o dia do consumidor ou Black Friday, que é quando os produtos possuem maior demanda.
No entanto, também é possível reservar os anúncios para quando quiser lançar algum produto ou divulgar ofertas.
Aumenta as chances de conversão
O tráfego pago ainda ajuda no funil de vendas da sua loja, e dizemos isso porque você consegue atrair um público mais qualificado.
Inclusive, se o seu intuito é aumentar o número de vendas, essa é uma das grandes vantagens.
Isso acontece devido ao fato de esse tipo de estratégia aumentar a possibilidade de gerar leads.
E, como os leads estão mais ao fundo do funil de vendas, isso irá aumentar as conversões da sua loja.
A partir do momento que você opta por fazer com que a sua loja apareça nos resultados de uma determinada palavra-chave, isso fará com que a taxa de conversão se torne maior.
Como o tráfego pago funciona?
Antes de contratar esse serviço, é interessante saber as opções e modos que você tem para poder pagar por esses anúncios.
Quanto a isso, entenda que as plataformas costumam oferecer dois tipos de opções:
- Custo por clique (CPC);
- Custo por mil impressões (CPM)
Mas, independente do tipo, a plataforma irá criar como se fosse um leilão de anúncios, por assim dizer.
Então, quanto maior for o seu lance, maior será o destaque que o seu anúncio terá na plataforma.
Custo por Clique (CPC)
Ao optar por esse tipo, você irá pagar por cada clique que o seu anúncio irá receber. Um grande exemplo de ferramenta que cobra por CPC é o Google Ads.
Mas, nesse caso, o cálculo é feito da seguinte forma: primeiro, você investe um valor X em uma ferramenta. Em seguida, dilui-se esse custo pelo número de acessos que o seu anúncio teve.
Portanto, trata-se de uma boa alternativa para quando o orçamento já está definido, já que evita gastos superiores ao que foi estipulado.
Além disso, dentro desse tipo de tráfego pago, no momento do lance você pode definir pelo automático ou manual.
No caso do automático, você precisa definir um orçamento diário para um determinado anúncio.
Em contrapartida, o lance manual cobra por cada clique que o seu anúncio recebe, mas ainda assim você pode definir o limite de cliques.
Custo Por Mil impressões (CPM)
Outra forma de pagar pelos anúncios é por meio das impressões, que são mais comuns nas redes sociais, como o Facebook Ads e Instagram Ads.
Nesse caso, nada mais é quando você paga um determinado valor a cada mil impressões que o seu anúncio teve, ainda que as pessoas não cliquem nele.
Sendo assim, trata-se de uma excelente alternativa para aqueles que estão em busca de maior visibilidade.
Isso porque, através do CPM, as chances de alcançar um público maior são mais altas. O único problema é que, por mais que as pessoas não cliquem no anúncio, você irá pagar pelas impressões.
Quais são as ferramentas para trabalhar com tráfego pago?
A ferramenta mais adequada pode depender de acordo com quais são os intuitos para com essa técnica.
Mas, dentre as principais ferramentas para trabalhar com tráfego pago, citamos as seguintes:
Google Ads
O Google Ads é uma das ferramentas mais conhecidas, haja vista que oferece uma série de recursos.
Dessa forma, você consegue expor o seu produto ou serviço para quase 4 bilhões de usuários.
Através dessa ferramenta, o seu anúncio irá aparecer sempre que um usuário fizer uma busca no Google ou em outros sites que são da empresa.
Mas, dentre todas as funções que a ferramenta oferece, com certeza a possibilidade de segmentar a audiência é a mais interessante.
Dessa forma, você consegue definir para quem o seu anúncio irá parecer, de acordo com a faixa etária, localidade e várias outras características do usuário.
Facebook Ads
O Facebook é uma rede social muito ativa, tornando-se uma excelente ferramenta para anunciar.
Inclusive, de acordo com as próprias estatísticas do Facebook, em 2022 a rede social tinha 148 milhões de brasileiros e 2,9 bilhões em todo o mundo.
Sendo assim, não há como descartar essa plataforma como sendo uma excelente estratégia de vendas.
O Facebook Ads ainda permite uma personalização do perfil de pessoas que os seus anúncios serão direcionados.
Dessa forma, torna-se possível exibir a sua campanha apenas para os perfis que, de alguma forma, se identificam com a sua marca e tem maior chance de comprar o seu produto.

Instagram Ads
Cada vez mais as pessoas estão migrando para essa rede social e, portanto, não há como deixar de falar sobre a importância de anunciar lá.
Se o seu público em potencial está presente nessa rede social, então com certeza vale a pena adequar o Instagram às suas estratégias.
Bem como no Facebook, também é possível fazer com que os seus anúncios sejam vistos apenas por usuários que possuam certa ligação com o seu produto ou serviço.
YouTube Ads
Sabe os anúncios que aparecem antes, durante e depois do vídeo? Esse é um ótimo espaço para anunciar a sua empresa.
Afinal de contas, grande parte das pessoas procuram informações sobre um determinado produto, como reviews e feedbacks.
Então, que tal fazer com que o usuário possa conhecer os produtos que a sua marca vende?
O que você achou disso?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editorial QMIX
Conteúdo criado pela equipe editorial da QMIX Digital, agência com expertise em Backlinks.